Corpus christi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Corpus Christi

“Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.” (Definição da Wikipédia)

O que é “Eucaristia”?

A Eucaristia é um Sacramento que, pelaconversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a substância do vinho no seu Sangue, contém verdadeira, real e substancialmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade (ou seja, a pessoa inteira) do mesmo Jesus Cristo, debaixo das espécies de pão e de vinho, para ser nosso alimento espiritual.

E porque a Igreja acredita na presença real de Jesus na Eucaristia?

A IgrejaCatólica acredita na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia pelos seguintes motivos:

• Há suficientes passagens na Bíblia que a fundamentam.
• A Igreja sempre acreditou nisso. Existem escritos documentados arqueologicamente que comprovam que os cristãos, desde o primeiro século, acreditavam na presença real de Jesus na Eucaristia. Até o ano 500, não a relato de que algum cristão tenha negado talpresença real.
• Aconteceram muitos milagres comprovados pela Igreja e pela ciência.

Vejamos mais detalhadamente:

““Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo.” Os judeus se altercavam entre si dizendo: “Como este homem pode dar-nos a sua carne a comer!”Jesus lhe respondeu então: “Em verdade, emverdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é VERDADEIRA COMIDA e o meu sangue, VERDADEIRA BEBIDA.” (Jo 6, 51-56.)

“As expressões “comer carne” e “beber sangue” eram escandalosas para os judeus, pois representavamalgo de proibido pelo Senhor; cf. Gn 9, 4; Lv 1, 5. “Comer a carne de alguém” significava metaforicamente “ofender essa pessoa” (cf. Sl 27,1). Por isto os judeus em Cafarnaum reagiram contra as palavras de Jesus. Este, porém, em vez de lhes dizer que se tratava de imagens literárias, insistiu em suas afirmações, usando quatro vezes o verbo grego trogéo, mastigar, nos VV. 54-58. O carátersacrifical da carne de Jesus assim entregue é salientado pelo v. 51: “O pão que eu darei, é a minha carne para a vida do mundo”. (Curso de Iniciação Teológica “Mater Eclesiae”; D. Estevão Bettencourt)

Pois bem, na última ceia, Jesus realizou aquilo que havia dito aos seus discípulos:

“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo abençoado, partiu e, distribuindo aos discípulos, disse: “Tomai ecomei, isto é o meu corpo.” Depois, tomou um cálice e, dando graças, deu-lhos dizendo: “Bebei dele todos, pois isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados.”” (Mt 26, 26-28)

“E tomou um pão, deu graças, partiu e distribui-o a eles, dizendo: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória.” E, depois de comer, fez o mesmo com ocálice, dizendo: “Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado em favor de vós.”” (Lc 22, 19-20)

“Com efeito, eu mesmo recebi do Senhor o que vos transmiti: na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim.” Do mesmo modo, após a ceia, também tomou o cálice, dizendo:“Este cálice é a nova Aliança em meu sangue; todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em memória de mim.” Pois todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha. Eis porque todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor” (1 Cor 11, 23-27)

“Os evangelhos foram escritos na...
tracking img