Corpos cetonicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Desde o século XIX que os corpos cetônicos sofrem o estigma de estarem associados à cetoacidose diabética e a um metabolismo anômalo dos hidratos de carbono.
A formação de ácido acetoacético em lugar de dióxido de carbono e água era considerada como que uma metabolização parcial da gordura. Deduziu-se então, que a combustão completa dos lipídios necessitaria de uma oxidação simultâneade hidratos de carbono, uma assunção abusiva e celebrizada por Naunyn com a frase: “as gorduras queimam à chama dos hidratos de carbono”. Com o desenvolvimento científico, os corpos cetônicos provaram ser componentes normais do sangue, não dependentes de disfunções metabólicas, e fontes legítimas de energia em condições específicas.
Para compreender a Cetose há que fazer certas consideraçõesacerca do metabolismo dos hidratos de carbono. À medida que os nutrientes ingeridos vão sendo captados pelos tecidos periféricos, a concentração de glicose no sangue diminuem gradualmente. Em paralelo, os níveis de insulina decrescem, reduzindo assim a taxa de captação de glicose pelo músculo e adipócitos. Da mesma forma, a hidrólise do glicogênio hepático aumenta, bem como a gluconeogênese a partirde lactato, glicerol ou aminoácidos.
A produção de corpos cetônicos é, portanto, um processo que permite a transferência de carbonos oxidáveis do fígado para outros órgãos. Esta produção é anormalmente alta quando a degradação de triagliceróis aumenta muito sem ser acompanhada por degradação proporcional de carboidratos.
Em condições normais, o cérebro utiliza a glicose como fonte energética,consumindo por sua conta até 150g/dia. A idéia de que o cérebro apenas subsiste com glicose perdurou durante décadas, mas hoje é reconhecido que os corpos cetônicos são, igualmente, uma importante fonte energética em condições metabólicas particulares. Assim, a redução nos níveis de insulina diminui a captação da glicose pelos tecidos periféricos de forma que, em condições de escassez, ela estejadisponível para a atividade cerebral. Trata-se de um mecanismo de defesa que nos acompanha deste a ancestralidade.

CORPOS CETÔNICOS

Corpos Cetônicos são estruturas químicas produzidas a partir do acetil-CoA, principalmente na matriz mitocondrial das células do fígado – quando os carboidratos estão tão escassos que a energia deve ser obtida através da quebra dos ácidos graxos - solúveis em água,que carregam carbonos oxidados pelo tecido hepático para outros tecidos funcionando como uma forma alternativa de energia.
O termo “corpos cetônicos” refere-se a três moléculas, ácido acetoacético (AcAc), beta-hidroxibutírico (β-OHB) e acetona.
- Acetoacetato (AcAc) -acumula-se durante o metabolismo do ácido graxo sob condições de baixo carboidrato.
- Acetona - é gerada pela descarboxilaçãoespontânea do acetoacetato, e é responsável pelo odor doce na respiração de indivíduos com cetoacidose.
- β-hidroxibutirato (β-OHB) - é formado pela redução do acetoacetato nas mitocôndrias.
O objetivo da produção de corpos cetônicos é permitir o transporte da energia obtida pela oxidação dos ácidos graxos aos tecidos periféricos, para lá serem utilizados na síntese de ATP.
Sendo usados como fonte deenergia no coração e no cérebro, os corpos cetônicos no cérebro, se tornam vital fonte de energia durante o jejum. Córtex renal e coração são estruturas que preferem o acetoacetato à glicose.
Nos períodos em que a glicose não está prontamente disponível para gerar energia, como nos jejuns prolongados ou carência de insulina, o organismo humano lança da ativação da lipase no tecido adiposo que atuasobre os triglicérides, degradando-o em ácido graxos e glicerol.
Os ácidos graxos vão ao fígado em grande quantidade, onde uma pequena parte é novamente transformada em triglicérides e a maior parte reage com a carnitina-acil-transferase, sofrendo uma beta-oxidação e resultando na formação de Acetil-CoA. Dentro do tecido muscular, estas incluem aumento do glicogênio, dos ácidos gordos, do...
tracking img