Corporiedade cômica

Páginas: 6 (1485 palavras) Publicado: 4 de maio de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
CURSO DE TEATRO
Disciplina: INTERPRETAÇÃO I
Prof. José Tonezzi
IGOR GABRIEL CUNHA DE CARVALHO
MATRICULA: 11016861

Logo nas primeiras aulas percebi qual a importância do palhaço no trabalho do ator, o seu modo subjetivo de atingir seus objetivos, objetivos esses que muitas vezes são descobertos durantea realização do trabalho. Segundo Mario Fernando Bolognesi, o circo vem despertando uma gama ampla de artistas, em praticamente todas as linguagens. De acordo com um diário de bordo explicações dadas pelo professor em sala e apostilas lidas, farei uma inter-relação do trabalho do ator com a técnica circense do palhaço.

CORPORIEDADE CÔMICA

Sempre ao iniciar as aulas um alongamento erafeito, as primeiras aulas tiveram o corpo e forma de prepará-lo para o trabalho do ator. Com o objetivo de perceber as suas possibilidades e tentando relacionar o corpo com o cômico, era trabalhado o corpo completo, utilizamos a voz também nos alongamentos. Percebi uma grande comicidade desde já no trabalho de corpo ao utilizar a voz fazendo sons variados, e um grande exercício para o trabalho dasubjetividade, caminho certo para desenvolvimento do palhaço.

O Circo

O circo e o teatro se misturam ao decorrer dos séculos que muitas vezes é quase impossível de se estudar isoladamente, cada um contém elementos que os unem e ao mesmo tempo os distanciam. As atividades circenses segundo Daniela Pimenta antecedem o circo como instituição.

A descoberta dessas atividades no Brasilsó foi possível através de escritos jesuítas, onde, descreviam o tumulto criado pelos ciganos que atraiam a atenção das pessoas.

O CAMINHO DO CÔMICO

No decorrer das aulas passamos a nos aprofundar na parte teórica do palhaço. Luis Otavio Burnier em seu livro “A Arte do Ator” explica a utilização dos termos Clown e Palhaços, ambos os termos utilizados para designar a mesma coisa. Apalavra “Clown” teve sua origem a parti da palavra inglesa “clod”, que significa “camponês” rústico ligado a terra, já a palavra palhaço vem de do italiano paglia(palha), utilizada na roupa do palhaço para evitar possíveis acidentes durante a realização de quedas e piruetas.

Os tipos cômicos de palhaços tiveram sua origem na baixa comedia grega e romana, os palhaços sempre estiveram presentesnos circos, o palhaço é a alma do circo, é o personagem principal, onde sem ele não é possível ser realizado o espetáculo.

Monsieur Loyal

Normalmente no trabalho do ator, um coordenador conduz no trabalho em busca do palhaço, havendo uma semelhança com Monsieur Loyal, figura presente na historia do circo, o Monsieur Loyal normalmente era o dono do circo e cabia a ele direcionar asapresentações dos espetáculos do circo tradicional. Conforme Pascal Jacob esse personagem histórico presente no circo tradicional, era o fio condutor entra uma cena e outra.

“Fazem parte da iniciação à mascara o contato visual, o manuseio e o conhecimento do seu universo, geralmente oferecido por meio de orientação do coordenador, que se contaminam ou se alteram pelo conhecimento prévio que o atortem da mítica figura do Palhaço.”

“Os coordenadores valem-se muitas vezes de orientações verbais, a fim de nortear o a ator em situações de pesquisa pratica.”

Essa função de “Monsieur” foi exercida pelo professor da disciplina, sabendo direcionar a turma e cada aluno individualmente nos exercícios para utilização da mascara transparente do palhaço.

A Menor Mascara do MundoUma aula completa foi utilizada para explicar a relação que do nariz vermelho com o palhaço. Sendo o nariz o menor mascara do mundo, a pessoa que o utiliza torna-se o mais transparente possível, e a mascara que faz com que todas as outras máscaras caiam, tornando o ator nu em cena.

Em seu artigo Juliana Jardim faz uma importante observação em relação ao nariz do palhaço “O nariz é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corporiedade
  • corporiedade
  • corporiedade
  • corporiedade
  • CORPORIEDADE
  • Corporiedade
  • Peça cômica
  • Disturbios da corporiedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!