Corporeidade o corpo na vida cotidiana

Páginas: 3 (654 palavras) Publicado: 25 de abril de 2013
1- O corpo na vida cotidiana
O corpo apresenta diversas formas de se comportar, a corporeidade está expressa de diversas maneiras,com movimentos relativos que variam em simples caminhar, comer,nadar, como sentimentos sobre a aparência do corpo em relação ao conceito sociocultural, pois cada um se diferencia de sociedade em sociedade ou até mesmo dentro de uma sociedade.
2- O corpo e oprocesso de civilização nas civilizações antigas
Os acontecimentos importantes da sociedade são celebrados por meio de intensa participação corporal, pintado ou tatuado, expressando emoções e sentimentos,através de mímica corporal.
Nas civilizações orientais, as relações dos homens com sua corporalidade, diferem da civilização ocidental.
Na civilização oriental, o corpo é visto com a chave para asexperiências do mundo e para consciência da totalidade.
Na civilização ocidental, o corpo é visto como um processo de descorporalização, o homem foi se tornando mais independente possível dacomunicação do seu corpo com o mundo.
Nas sociedades pré-industriais, o corpo era valorizado pela sua força, destreza e agilidade nas competições e torneios e também na vida militar e política.
Na análisehistórica de Foucault, revelam se a existência de um poder-diferente do poder do Estado, sobre o corpo de cada indivíduo, exercendo controle sobre movimentos corporais, esse controle era exercido sobreo processo de atividade, tratando o corpo como algo mecânico tirando o máximo de eficácia, tornando-os eficientes como força de trabalho, sugando ao máximo suas forças, com isso diminuía suacapacidade de revolta e resistência, tornando-os dóceis. O objetivo do Poder Disciplinarera disciplinar a sociedade.
3- O corpo na sociedade industrial e contemporânea
Nas sociedades industriais, asrelações com a corporeidade refletem o sentimento de inadequação, e perplexidade do homem contemporâneo e traz sobre si o irracionalismo presente em todos os momentos da vida humana, pois o homem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O corpo na vida cotidiana, A problemática do homem e sua corporeidade no pensamento filosófico
  • O corpo na vida cotidiana
  • CORPO E CORPOREIDADE
  • Vida cotidiana
  • Vida cotidiana
  • Vida cotidiana
  • A vida cotidiana
  • Corporeidade: o corpo como objeto de consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!