Corporeidade e motricidade22

1343 palavras 6 páginas
Motricidade humana : aproximações filosóficas sobre a corporeidade
A motricidade humana ainda oferece ampla possibilidade de debate, pois, embora tenha gerado no campo da Educação Física um conjunto de significados das práticas corporais na cultura contemporânea. As práticas corporais somam um conjunto de atividades que ultrapassam os limites disciplinares do fazer educação física, quando tomadas no contexto da formação de conceitos sobre a corporeidade. A corporeidade e a motricidade possuem conceitos importantes para a visão prática da Educação Física. Considerando que a discussão sobre Educação Física, ou sua referência à questão da motricidade humana, ainda contém os impactos das abordagens biológicas e culturais como atividades excludentes, oferecendo instrumentos de reflexão, para desenvolver projetos de Educação Física, entendendo-a como uma atividade inserida dentro de outras dimensões da cultura, como as artes, a ciência e a filosofia.

CORPOREIDADE E SUA RELAÇÃO COM A
EDUCAÇÃO FÍSICA
A Educação Física no Brasil teve a sua história marcada pelo militarismo, uma disciplina extremamente rígida, imprópria para as atividades escolares. Ao longo dos anos, essa forma de disciplinar foi moderada, especialmente no que diz respeito ao corpo. A Educação Física promove movimentos mecânicos, objetivando a competição, o rendimento e o desempenho, mas que proporcione um caminho de humanização, um espaço utilizado para desenvolver a criatividade, formando um sujeito crítico e sensível à realidade que o envolve. É nas aulas de Educação Física que o professor encontra possibilidades de transformar o aluno em um ser integral, que seja um agente participativo nas transformações sociais.
Corporeidade humana na educação física

É a forma de o homem ser no mundo, é vislumbrar o corpo humano numa unidade expressiva da existência. O indivíduo que pensa, sente e age. O ser humano é corporeidade. Nós vivenciamos nossa corporeidade. Nós somos corporeidade.

Relacionados