Corpo e movimetno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo corpo e movimento

Aula 1 –
Aula 5 – aspectos biológicos do corpo e do movimento

ANATOMIA DO SISTEMA MUSCULAR
Em nosso corpo, existe uma enorme variedade de músculos dos mais diferentes tamanhos e formatos. Temos, aproximadamente, 200 músculos, distribuídos, na mesma proporção, entre a região frontal e a dorsal. O sistema muscular é capaz de efetuar uma imensa variedade demovimentos por meio de contrações controladas e coordenadas pelo cérebro.

A FISIOLOGIA DOS MÚSCULOS E DO SISTEMA CARDIORRESPIRATÓRIO
O principal músculo da inspiração é o diafragma, músculo grande que separa a cavidade torácica da abdominal.
Outros músculos importantes para a respiração são os intercostais, que ficam entre as costelas. Durante a inspiração profunda, alguns músculos do pescoço tambémajudam.

O corpo humano possui dois pulmões, sendo o esquerdo um pouco menor do que o direito, já que divide espaço com o coração.
( Ao contrário das bombas hidráulicas caseiras, que bombeiam continuamente, o funcionamento do coração é intermitente, com duas fases bem distintas: sístole, que corresponde à contração do músculo cardíaco, e diástole, responsável pelo relaxamento do coração.CIRCULAÇÃO PULMONAR E SISTÊMICA
Esses dois sistemas circulatórios, o pulmonar e o sistêmico, estão ligados entre si pelo coração. A partir dos ventrículos, o sangue é bombeado por uma artéria de grande calibre, a aorta, que vai-e dividindo e diminuindo de calibre. Quando chega aos órgãos, o vaso sangüíneo é chamado de arteríola.
Durante o exercício físico, ocorre uma redistribuição do débitocardíaco, com aumento do fluxo sangüíneo para a musculatura em atividade e redução para os rins, estômago, intestino e músculos que não estão sendo contraídos. No entanto, o fluxo sangüíneo para o cérebro é mantido constante, até mesmo durante o sono, para o perfeito funcionamento do organismo.

A sudorese é um mecanismo importante para o corpo controlar a sua temperatura. Comparando com um carro, ocorpo humano, também gasta energia e produz calor durante o exercício físico, mas, diferentemente de uma máquina, não possui refrigeração a ar ou a água. É necessário, dessa forma, desviar o sangue aquecido para os tecidos subcutâneos, a fim de levar o calor a essa região, o que provoca a produção de suor pelas glândulas sudoríparas.
O suor é uma solução de água e alguns sais minerais que, aoevaporar, retira calor do corpo.

O volume total de sangue, denominado volemia, varia com uma série de situações, entre elas o exercício físico. Após alguns minutos de exercícios físicos, a volemia começa a diminuir, devido a dois fatores: a sudorese, e um aumento da passagem de líquidos do capilar para os tecidos vizinhos, levando ao acúmulo no espaço intersticial e provocando o que conhecemos poredema.
Costumamos sentir sede somente quando já existe algum grau de perda líquida e diminuição da volemia. Por isso, precisamos ingerir bastante líquido durante os exercícios, mesmo que não sintamos sede.

ETAPA DA RESPIRAÇÃO – A PASSAGEM DO OXIGÊNIO DO AR PARA OS TECIDOS

VASODILATAÇÃO - Estado de dilatação de um vaso sangüíneo.
DIFERENTES TIPOS DE MÚSCULOS

Apesar de todos os músculosterem a capacidade de contrair e gerar força, existem três tipos de músculos no corpo humano, conforme o seu aspecto microscópico e a sua inervação.
• O músculo liso, como o próprio nome diz, possui uma aparência lisa quando observado ao microscópio e é inervado basicamente pelo sistema nervoso autônomo. Involuntário.
• Existe o músculo estriado cardíaco, que ao microscópio tem umaaparência com listras e também possui inervação autônoma. Involuntário.
• O músculo esquelético também tem aparência estriada ao microscópio, mas sua inervação é feita por uma parte do sistema nervoso chamado sistema somático. Voluntário.

A contração do músculo esquelético é fundamental para a realização dos movimentos e produção de trabalho.
Na contração estática, você não produz movimento,...
tracking img