Corpo e mente - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha- 1

A Educação Física cuida do corpo e... "mente":
Paulo Subirá Medina. -9ª ed. -Campinas, SP

O livro, A Educação Física cuida do corpo... e “mente” trás como tema central adesvalorização da Educação Física como ciência, pois nem mesmo os profissionais de Educação Física possuem entendimento do que a mesma representa, do que ela realmente é. E por conseqüência, os estudantes tambémnão sabem o que é a Educação Física, se apegam apenas em conceitos vagos, que atualmente já perderam o seu sentido. O texto deixa bem claro que existem diversos equívocos em torno da Educação Física.Será que realmente essa educação está realmente sendo feita?
Existe uma carência muito grande em torno da Educação Física, pois esta não tem um sentido que se adéqüe ao seu momentohistórico-evolutivo. O autor cita como exemplo o termo saúde, o quanto o seu sentido mudou, não tem mais sentido utilizar o termo saúde como ausência de doença, assim como não tem sentido uma ciência se apegar tanto àconceitos que se renovam constantemente. Apesar de não desvalorizar os pioneiros da Educação Física e saber de sua real importância, o autor conclui em primeira pessoa deixando bem claro que não sepode estudar o corpo tratando-o como se o mesmo tivesse 4 dimensões, mas como uma totalidade em que um aspecto depende indiscutivelmente de outro.
Quando nos deparamos com o questionamento o que éEducação Física nós não sabemos como dar uma resposta, sempre dizemos: eu sei o que é, mas não sei explicar. como pode um estudante da Ciência Educação Física, não saber o que de fato é o seu instrumentode estudo? o texto traz esses questionamentos e nos leva a refletir nossas ações, ou nossa falta de ação, nossa estáticidade em procurar saber o que realmente é Educação Física ou até mesmo criar onosso próprio conceito adequando-o ao momento histórico em que vivemos.
O texto tem o sentido de propor uma análise crítica do que se tem feito com o nome da Educação física, incentivando o...
tracking img