Corpo, saúde, estética, sociedade, lazer e manifestações culturais

Páginas: 10 (2481 palavras) Publicado: 3 de abril de 2011
INTRODUÇÃO

Falar de corpo, saúde, estética, sociedade, lazer e manifestações culturais é sem dúvidas muito importante para nós, pois estes tópicos estão relacionados com o nosso dia a dia.
No decorrente trabalho abordaremos sobre os mesmos conceituando-os um a um para uma melhor aprendizagem.


Corpo

O corpo humano é uma estrutura total e material do organismo humano.
Anatomiahumana estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
A fisiologia é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas do corpo humano..
No âmbito anatômico e científico, o corpo é substância física ou estrutura de cada homem ou animal. Para a Biologia é um organismo vivo, composto de pequenas unidades denominadas células e para a Química, é uma porção dematéria. Para a Astronomia, qualquer objeto natural perceptível no céu: Reducionistas pensam que o corpo humano é uma máquina biológica complexa, cujo funcionamento e constituição é quase inteiramente idêntico ao funcionamento e constituição dos corpos de outras espécies de animais, particularmente aquelas que estão evolucionariamente mais próximas do Homem.
Na filosofia a palavra corpo é uma dasmais ricas da língua portuguesa. O corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa. Esse fato levou com que cada área do conhecimento humano apresentasse possíveis definições para o corpo como seu objeto de estudo.

Saúde

A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é aencontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Quando a Organização Mundial da Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, que incluiria fatores como alimentação, atividade física, acesso aosistema de saúde e etc. O "bem-estar social" da definição veio de uma preocupação com a devastação causada pela guerra, assim como de um otimismo em relação à paz mundial — a Guerra Fria ainda não tinha começado. A OMS foi ainda a primeira organização internacional de saúde a considerar-se responsável pela saúde mental, e não apenas pela saúde do corpo.
A definição adotada pela OMS tem sido alvo deinúmeras críticas desde então. Definir a saúde como um estado de completo bem-estar faz com que a saúde seja algo ideal, inatingível, e assim a definição não pode ser usada como meta pelos serviços de saúde. Alguns afirmam ainda que a definição teria possibilitado uma medicalização da existência humana, assim como abusos por parte do Estado a título de promoção de saúde.
Por outro lado, a definiçãoutópica de saúde é útil como um horizonte para os serviços de saúde por estimular a priorização das ações. A definição pouco restritiva dá liberdade necessária para ações em todos os níveis da organização social.
Falar de saúde é a mesma coisa que falar em vida.
A saúde está acima de tudo, pois sem ela não podemos fazer nada.
Diz o ditado não adianta termos dinheiro sem a saúde.
Para termosuma saúde perfeita devemos ter cuidado com o nosso corpo, devemos cuidar de nossa alimentação, higiene, fazer exercícios, e sempre nos prevenir indo ao médico.
Sem o fator saúde nada somos, a saúde é responsável por nosso humor, nossa disposição, nosso rendimento tanto no fator estudo como trabalho.
Existem dois tipos de saúde, mental e física; as duas possuem suas importâncias, a física parasustentação do nosso corpo e a mental para termos forças suficientes para enfrentar os obstáculos.
Mental: Hoje é evidente que a disposição mental, alinhada com o fluxo de energias da biologia pode oferecer curas e o bem estar. A mente é uma ferramenta que pode ser usada da forma que se quer, o modo como usá-la, depende de cada ser humano.
Física: Atividade física regular pode melhorar sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corpo saude e estetica
  • corpo, saude e estetica
  • Corpo, estética e saúde
  • Corpo, saúde estetica nas academias
  • Representações Sociais do Corpo: Estética e Saúde.
  • À BUSCA DE UM CORPO PERFEITO: O LIMITE ENTRE A ESTÉTICA E A SAÚDE
  • Manifestacoes Culturais
  • manifestacoes culturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!