Corpo Miser Vel Esp Rito Empreendedor

507 palavras 3 páginas
Corpo miserável, espírito empreendedor: empreendedorismo, pobreza e desemprego no Brasil.
Autora Julia Salgado
*Jornalista, mestre em comunicação e cultura e doutoranda junto a escola de comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alunos: Hemelin Liz
Maiara Andreatta
Thiago Matos
Jessica Brandalise

O artigo escrito por Julia Salgado analisa o empreendedorismo individual como ferramenta. Tal processo é descrito como a melhor ou ate mesmo a única alternativa para o desemprego e a miséria. A construção de subjetividades empreendedoras são descritas como positivas, requeridas e heróicas. É citado também a naturalidade que o brasileiro tem em ser empreendedor.

O empreendedorismo é capaz de tirar qualquer um do estado de pobreza e miséria.
Existe uma relação entre a desconstrução social do desemprego e o empreendedorismo individual. O autônomo empreendedor é considerado predador do desemprego e da pobreza.
O empreendedorismo individual se associa ao desenvolvimento, prosperidade e cidadania.

A autora Julia Salgado tem seu artigo baseado na análise de discursos provenientes de materiais institucionais, como cartilhas e planos de governo, e de materiais midiáticos.
A utilização de estudos de autores como
Gautié, Foucault, Alain Ehrenberg e Nikolas
Rose são usados para problematizar a figura do empreendedor individual.

A invenção do desemprego
Jerôme Gautié, defende que o desemprego foi um construtor histórico, germinado no final do século XIX, e consolidado nos anos 30 do século XX. É neste período que o desemprego se torna cerne da questão social nos países ocidentais industrializados, e objetos de intervenção publicas. Empreendedor Individual
• A Lei Complementar n. 128/08 que institui o Empreendedor individual como uma figura jurídica pertencente a nova faixa de tributação do pais. Os trabalhadores autônomos podem formalizar seu negócio para obter benefícios previdenciários e mercadológicos. Para isso, é pago uma taxa que corresponde á
5%

Relacionados

  • BITTAR Eduardo C
    395451 palavras | 1582 páginas