Corpo masculino e feminino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: BIOLOGIA
PROFESSOR: JOÃO DE MELO ALVES
SÍNTESE TEÓRICA
ALUNO: _______________________________________ Nº ________


MECANISMO REPRODUTOR
( Sistemas Reprodutores humano )

R
eprodução é a capacidade que os seres vivos possuem de, ao atingirem o estágio de maturidade sexual originarem indivíduos semelhantes e, dessa forma perpetuarem sua própria espécie. Na espécie humanaa existência um par de cromossomos denominado ( alossômico ou sexual ) responde pela diferenciação entre machos e fêmeas, onde os machos por apresentarem um par cromossomos diferenciados (XY), recebem a denominação, heterogamético e, as fêmeas em geral por exibirem um par de cromossomos iguais (XX) passam a receber a denominação, homogaméticas.
[pic]


APARELHO REPRODUTOR
MASCULINO
[pic]ANATOMIA DO APARELHO
REPRODUTOR MASCULINO

• Pênis (9) – órgão copulador masculino.

• Testículos (1) – órgãos produtores dos espermatozóides e de hormônios que são lançados na corrente sangüínea.

• Epidídimo (2) – órgão acumulador temporário dos espermatozóides.

• Vasos ou Canais deferentes (3) – condutos finos e longos que partem do epidídimo e, subindo pelo abdome contornando por soba bexiga urinária fundem-se no duto ejaculador, que desemboca na uretra.
• Vesículas seminais (5) – glândulas secretoras de sêmem ( secreção nutritiva dos SPTZ ).

• Próstata (7) – glândula secretora de semem ( secreção viscosa alcalina ).

• Duto ejaculador (6) – continuidade do Canal Deferente, recebe o líquido seminal, atravessa a próstata ( onde recebe o líquido prostático ), e desembocana uretra.

• Uretra (8) – canal que percorre o pênis, abrindo-se para o exterior na extremidade do glande. No homem esse duto comum aos sistemas reprodutor e urinário.
• Glândula bulbouretral ou de Cowper (d) – secreta líquido lubrificante para facilitar a cópula sexual.
• Corpso esponjosos (e) : quando irrigado pelos vasos sangüíneos permite a ereção do pênis.
• Corpos cavernosos (f)juntamente com os corpos esponjosos respondem pela ereção do pênis.


AÇÃO HORMONAL
NO APARELHO RESPRODUTOR MASCULINO

A
produção de espermatozóides e dos hormônios sexuais masculinos tem seu início ou acentuam-se na puberdade que é estimulada através da ação dos hormônios: folículo estimulante “ FSH ”e luteinizante “ LH ”. Enquanto o primeiro estimula as células de Sertoli desencadeando aespermiogênese, isto é, transformação das espermátides em espermatozóides. O segundo também chamado de “ ICSH ” hormônio estimulante das células intersticiais, estimula as células de Leydig a sintetizar o hormônio “ testosterona ”, responsável pelas características sexuais masculinas (tonalidades sexuais masculinas (tonalidade da voz, pêlos na face e no púbis, desenvolvimento muscular, entreoutros).

[pic]


(


o
s anabolizantes são hormônios sintéticos similares à testosterona. A dosagem excessiva desses esteróides, passam a estimular um processo de anabolismo protéico ( síntese de proteína ) nos músculos, provocando dessa forma um aumento na massa muscular. Há que se ressaltar o perigo quanto aos seguintes efeitos colaterais: câncer no fígado, diminuição nas funções dostestículos ( inibição quanto a síntese do ICSH ), lesões no coração e nos rins, impotência ( não concretização da copulação numa relação sexual, ginecomastia ou crescimento do tecido mamário, distúrbios psiquiátricos como: depressão ou alucinações em ambos os sexos

NOTA: A vasectomia representa um método contraceptivo no qual é realizado uma cisão no canal deferente, eliminando dele 2 ou 3 centímetros.Em cada ponta há um processo de cauterização afim de evitar uma possível religação espontânea. Dessa forma os espermatozóides ficam impedidos de serem expelidos do corpo do indivíduo durante a ejaculação. Não há registro de que tal método tenha interferido ou alterado a síntese hormonal ( testosterona ) ou a virilidade do homem, uma vez que apenas o torna um indivíduo estéril.

APARELHO...
tracking img