Corpo humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Dados da exposição “O Fantástico Corpo Humano”

Exposição “O Fantástico Corpo Humano” que foi realizado no shopping Palladium nos meses de janeiro a maio de 2011, trouxe uma nova perspectiva sobre a visão da anatomia do corpo humano, uma visão tridimensional.
Na exposição foram exibidos 10 corpos reais, completos, e cerca de 150 órgãos divididos em galerias onde se pode observar osaparelhos digestivo, circulatório reprodutivo, músculos, esqueletos, entre outros. Sob a coordenação de Maria Aparecida de Oliveira e Giuliana Gasparin, do Marketing do shopping, em parceria com a Artbhz e a 360° Eventos.
A exposição permitiu aos visitantes conhecerem mais sobre seus próprios corpos e ensinou como cuidar da saúde e optar por estivos de vida mais saudáveis. A exposição traz espécieshumanas reais, como as utilizadas em universidades e hospitais, preservados para fins educativos com um processo chamado: plastinação. Apenas recentemente (2007) estas espécies ficaram disponíveis para o público, proporcionando uma oportunidade única para o aprendizado visual.
Objetivo da exposição “O Fantástico Corpo Humano” ajuda a ver e compreender as doenças de maneira totalmente nova, poisenfatiza problemas de saúde, como câncer de mama, câncer de cólon, cirrose hepática (do fígado), gravidez ectópica, artrite, osteoporose e fraturas ósseas. Ela também ilustra danos ou lesões a órgãos, como os causados por tabagismo e obesidade.

3. Estrutura do aparelho digestivo.

O aparelho digestivo, digesto ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsávelpor obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.
A superfície interna, ou mucosa, dessa região, apresenta, além de inúmeros dobramentos maiores, milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades(aumenta asuperfície de absorção intestinal). As membranas das próprias células do epitélio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscópicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado também absorve a água ingerida, os íons e as vitaminas. Ele se divide em duodeno, jejuno e íleo.
Intestino delgado
Duodeno: Dividido em quatro partes com forma de C, é no duodeno que o suco pancreático (neutralizaacidez do quimo e faz a digestão de proteínas, de carboidratos e de gorduras) e a secreção biliar (emulsificação de gorduras) agem atacando a quimo e a transformando em quilo. Possuí as glândulas de Brunner que secretam muco nas paredes do intestino delgado.
Jejuno: Começa a absorção dos nutrientes. Faz continuação ao duodeno, recebe este nome porque sempre que é aberto se apresenta vazio.
Íleo: Éo último segmento do intestino delgado que faz continuação ao jejuno. Recebe este nome por relação com osso ilíaco. É mais estreito e suas túnicas são mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.
Intestino grosso: Dividido em quatro partes: ceco (cecumico ou cecum), cólon, apêndice e o reto. É o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas. Glândulas da mucosado intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus. Fortíssimas ondas peristálticas, denominadas ondas de massa, ocorrem eventualmente e são capazes de propelir o bolo fecal, que se solidifica cada vez mais, em direção às porções finais do tubo digestório: os cólons, sigmóide e reto.
Apêndice: É uma pequena extensão tubular terminada emfundo cego.
Ceco: É a porção inicial do intestino grosso segmento de maior calibre, que se comunica com o íleo. Para impedir o refluxo do material proveniente do intestino delgado, existe uma válvula localizada na junção do íleo com o ceco - válvula ileocecal. No fundo do ceco encontramos uma ponta chamada apêndice cecóide ou vermicular.
Cólon: É a região intermediária, um segmento que se...
tracking img