Corpo humano( tatiane v. dias)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
4. PROJETO

4.1 Tema/temática
Conhecendo o corpo humano e a linguagem falada.

4.2 Turma
Berçário

4.3 Duração
Projeto com duração de duas semanas com carga horária de quarenta horas

4.4 Justificativa
É importante que a criança desenvolva sua oralidade reconhecendo seu corpo como: cabeça, braços, pernas, mãos, pés, nariz, boca, olhos, orelhas, e outros.
O corpo éum instrumento que permite realizar os processos básicos de adaptação ao meio exterior e é o canal de comunicação com os demais seres humanos.
Segundo Piaget esta faixa etária corresponde ao estagio sensório-motor, nesse período a criança tem uma inteligência prática centrada na percepção e no motor. Ela utilizará essa inteligência a partir de seus esquemas sensoriais e motores, vindo dosreflexos genéticos, procurando solucionar problemas imediatos.
As crianças nesta idade estão descobrindo e conhecendo seu próprio corpo e por isso a importância e também a necessidade de explorar de diferentes maneiras, através de estimulações, incentivos e oportunizando obstáculos para enfrentar as descobertas. O projeto será desenvolvido a fim de explorar e contemplar o desenvolvimento cognitivo,afetivo e motor.

4.5 Objetivo Geral
Estimular a criança, incentivando e organizando obstáculos para enfrentar as descobertas promovendo seu desenvolvimento cognitivo.

4.6 Objetivos Específicos
* Descobrir e conhecer o seu próprio corpo;
* Possibilitar o desenvolvimento motor;
* Analisar o desenvolvimento corporal;
* Fortalecer as relações pessoais de interessee respeito entre as crianças, incorporando conceitos básicos de higiene, alimentação e carinho.

4.7 Referencial teórico do projeto
Piaget formulou sua teoria de que o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que substituem umas às outras através de estágios. Isto significa que a lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes dalógica dos adultos.
Em seu trabalho, Piaget identifica os quatro estágios de evolução mental de uma criança. Cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio. Esses quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

4.8 Conteúdos propostos a serem trabalhadosDesenvolver atividades cognitivas, motoras e afetivas.
* Ciências naturais: (natureza e sociedade);
* Conhecimento do corpo;
* Higiene;
* Texturas;
* Conhecimento do espaço onde está inserido.
Matemática
* Formas geométricas
* Lateralidade
* Peso e medida
Português
* Estimulação da oralidade.
Música:
* Músicas infantis diversificadas para oconhecimento do corpo e movimento.

4.9 Metodologia das atividades dirigidas
1º dia
Análise do tamanho das crianças e o perímetro cefálico. Através da confecção em EVA do desenho de uma girafa com régua no pescoço, recortar o desenho e fixar na parede na altura para poder observar o tamanho das crianças. Colocando-os de costas para a “Girafa régua” foi marcado o tamanho de cada criança e com umatrena foi medido o contorno da cabeça na altura da testa para observar o perímetro cefálico e verificar o desenvolvimento de cada criança.
2º dia
Análise e marcação do peso dos alunos.
Obs. Com ajuda da nutricionista, faremos a medição e a pesagem das crianças, onde será analisado cada uma, comparando a tabela de curvas de desenvolvimento infantil da OMS (Organização Mundial de Saúde) paraverificar seu desenvolvimento.
3º dia
Colocar um rolo sobre o colchonete e debruçar o bebê na altura do peito ou barriga sobre o rolo. Posicionar um brinquedo à frente. Deslizá-lo para frente e para trás, estimulando a pegar o objeto. Essa ação fortalece a musculatura e estimula o bebê a rastejar.
4º dia
Fixar de um lado a outro da sala barras na altura da cintura das crianças para...
tracking img