Corpo humano na antiguidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudar o corpo humano enquanto fator transformador ao longo da história é fundamental para compreendermos os avanços, as experiências e o desenvolvimento do corpo e seus movimentos. Ao longo deestudos e leituras de diversos textos sobre o corpo humano na antiguidade, podemos analisar e pensar sobre como o corpo era visto pela sociedade, em época em que filósofos como Platão, Sócrates eAristóteles estudavam sobre as peripécias do corpo humano e como ele procedia desde o início da vida até sua morte.
Visto que, na antiga Grécia, o corpo e a alma eram vistos como subjeções separáveis, emque o corpo presidia sobre a terra, e a alma em outro lugar, dito como ideal na pré-vida. Porém, quando o indivíduo nascesse à alma era aprisionada no corpo, e se unificavam até a sua morte, quando seseparavam novamente. O corpo é algo material, que pode ser desprezado, mas a alma não, ela é espiritual.
Nesta época, havia muito apego a razão por parte da sociedade devido à busca de explicaçõesà existência da humanidade. Portanto, os filósofos na época buscavam entender o sentido da vida humana e sua origem por meio da razão. Pouco importava o corpo – podia ser desprezado – sendo que a almaera vista como algo vindo do cosmos e assim, considerada como a essência da vida.
Para Sócrates, a alma é a essência do ser humano. Ela tem que ser como a idéia: pura, bela, mas o corpo ele oconsiderava um cárcere. Mas Platão separou o que é material (corpo) e o que é espiritual (alma), enfatizando que os exercícios corporais eram necessários para a educação dos impulsos do corpo e que defatos eram importantes no desenvolvimento da coragem.
Aristóteles desprezava o trabalho físico exercido pelo corpo, trabalho esse que só os escravos faziam. Então, ele empenhava-se mais na questãoracional e não nos impulsos e desejos inconscientes, enaltecendo o homem político.
Anteriormente a este pensamento de tais filósofos, os antecessores acreditavam que o corpo e alma não eram separados,...
tracking img