corpo hidrico do Rio Pavuna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Corpo Hídrico do Rio Pavuna

luana de oliveira



"Pavuna" é um termo tupi que significa "lago preto", através da junção dos termos upaba ("lago") e un ("preto"),o nome tem tudo a ver com a hidrografia desse corpo hídrico,que è um rio contaminado, que todos os dias recebe toneladas de dejetos de poluentes de casas e empresas ao entorno do rio,também existe o problema è que a populaçãolocal joga resíduos no rio o que faz consequentemente o assoreamento do mesmo .
O Rio Pavuna é um rio que banha a cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Seu nome original era São João da Pavuna. Possui catorze quilômetros de comprimento e nasce no Pântano do Sítio do Retiro, na Serra de Bangu, na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Desemboca na Baía de Guanabara, na altura da Ilha doGovernador. Pouco depois de sua nascente, já passa a receber esgoto in natura e despejos de resíduos industriais. Seu fluxo foi retificado em vários pontos e suas margens ou sofrem com grandes processos erosivos ou pelo alto índice de urbanização dos municípios do Grande Rio de Janeiro.
Ao longo de todo o seu trajeto o rio Pavuna vem trazendo consigo uma grande mancha de poluição e má conservação comníveis alarmantes,trazendo doenças as populações do em torno do rio ,mal cheiro,também acabando com o ecossistema local,fazendo com que espécies de peixes não sobrevivam no local pelo excesso de Eutrofização,outras espécies também fiquem extintos na região,causando assim um desequilíbrio ambiental.
No local existem movimentos para tentar minimizar o problema,alguns grupos colocam redes de proteçãopara que o lixo não ultrapasse nem fique preso nas margens assim ocasionando assoreamento das margens,com esse tratamento manual pode-se constatar que o local fica mais limpo e menos desagradáveis a olho nu.
Para tenta minimizar o problema è um grande desafio para o governo e a comunidade local,para começar è preciso fazer com que os moradores não joguem resíduos nem esgoto no rio,comimplementação de coleta seletiva de lixo,destinar o esgoto para estações de tratamento para fazer com que a água chegue límpida ao rio,mais para que isso ocorra è necessários investimentos do governo,pesquisas de melhoramento do local,efetiva parcerias entre governos,ONGs,população.
Até 2006, a ETE da Pavuna estava parada. Atualmente, a estação passa por obras de reconstrução, a cargo da Cedae. Aexpectativa do Governo do Estado é inaugurá-la até o início de 2014, quando passará a tratar 1.000 litros de esgoto por segundo em nível secundário; que remove 98% de carga orgânica,e com isso diminuir o nível de poluição no próprio rio pavuna e os corpos hídricos ao redor,e assim melhorando o nível de saneamento e limpeza da Bahia de Guanabara.

Com as obras de implantação de redes e troncos coletoresde esgoto que o Governo do Estado vem realizando em regiões da Baixada Fluminense, a ETE da Pavuna promoverá o tratamento dos esgotos coletados pelo Sistema de Coleta e Transporte de Esgotos das Bacias dos Rios Pavuna e Meriti, que abrange partes dos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e São João de Meriti.
Esses investimentos ambientais fazem parte do Plano Guanabara Limpa, que prevêum pacote de 12 intervenções que contribuirão para que o Governo do Estado alcance a meta de sanear 80% da baía até 2016, quando haverá a realização das Olimpíadas do Rio.

O Projeto de Ampliação do Sistema Alegria – a cargo da Cedae – inclui a construção de novos troncos coletores de esgoto e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Alegria, no bairro do Caju, na Zona Portuáriado Rio; com nível de tratamento secundário, que remove 98% de carga orgânica.

Com a ampliação – cuja obra principal já está em andamento –, será possível aumentar a capacidade de tratamento secundário de esgoto da ETE Alegria, atingindo-se 7.400 litros de esgoto/segundo (vazão máxima de esgoto).

Até 2006, a ETE Alegria fazia o tratamento de apenas 350 litros de esgoto por segundo – e...
tracking img