Corpo eletrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema presidencialista de acordo com a Teoria Geral do Estado. O sitema presidencialista foi inspirado no Monarquia Absolutista, onde o rei detinhaplenos poderes de mando, e realmente acontece q é uma "ditadura" com tempo determinando, submetendo o legislativo aos mandos do poder Executivo. Pode nãoparecer ,pq temos a impressão que os parlamentares fazem o que querem e não trabalham,mas a questão é q eles deveriam editar e propor as leis mas se vcperceber bem, quem normamente faz isso é o Executivo, então se os impostos estão altos, se o salário está baixo, é tudo proposto pelo executivo,que deviaadministrar a máquina pública e não ficar editando leis.
O sistema parlamentarista ao contrário torna o Executivo e o Legislativo muito dependentes um do outro.,o que faz com que os dois precisem sempre andar juntos para que o governo seja governável pois existe sempre uma dependência grande do primeiro- ministrocom a maioria do congresso. Sendo que o congresso depende da opnião popular para permanecer, tornando tudo mais flexível e fazendo com que os políticosandem na linha.
Por isso se diz que o parlamentarismo aproxima o povo do governo, pq o povo exerce muito mais influência porque a qualquer momento ocongresso pode ser dissolvido.
A intelectualidade no Brasil é unânime em dizer que o parlamentarismo é a melhor forma de governo até pq tivemos um modelo muitoparecido que foi o governo de D. Pedro II. que governou o país por 50 anos e o país teve tranquilidade política e funcionava,o monarca era adorado pelo povo.
tracking img