CORESSS

1091 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

TRANSIÇÃO ELETRONICA E CORES

1- Objetivos: Estudar as transições eletrônicas de íons de metais excitados, através da emissão de radiação na região visível do espectro

2- Introdução: A interação da luz com a matéria é um fenômeno intrigante. Vapores de mercúrio fazem os objetos parecerem azuis, enquanto vapores de sódio emitem luz amarelo-laranja. A luz do sol é considerada branca, na qual todas as cores do espectro visível são emitidas.
Como e por que átomos e moléculas de um objeto absorvem ou não a luz do sol é a base deste experimento.
Quando um átomo absorve energia de uma chama ou descarga elétrica, ele absorve energia necessária para excitar um de seus elétrons a um estado de energia mais alto (átomo excitado). Quando o elétron retorna ao seu estado original, ele emite energia absorvida sob a forma de um ou mais fótons.

Quando os fótons passam através de um prisma, eles produzem um espectro de linhas, onde cada linha é o resultado de uma transição eletrônica particular, com comprimento de onda e energia particulares. Cada elemento tem seu próprio espectro de linhas.
A linha mais intensa no espectro é o modo de emissão que prevalece e que produz a cor característica do elemento. 3- Materiais necessários: Bico de Bunsen Cloreto de potássio, KCl, Pinça de madeira e fio de níquel-cromo Cloreto de cálcio, CaCl2, Ácido clorídrico, HCl, 6 mol/L Cloreto de estrôncio, SrCl2, Cloreto de lítio, LiCl Cloreto de bário, BaCl2, Cloreto de sódio, NaCl, Cloreto cúprico, CuCl2.

4- Procedimento experimental: Dobrar uma das pontas do fio de níquel-cromo, formando uma alça; Mergulhar a ponta do fio de níquel-cromo no HCl 6M e aquecer o fio na região mais quente da chama, até nenhuma cor visível aparecer. Repetir este procedimento de limpeza sempre que necessário; Em uma placa de porcelana adicionar alguns cristais das amostras, ou soluções aquosas dos sais; Mergulhar a ponta dobrada do fio no HCl 6M, tocar na

Relacionados