Cores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cor
Definição: A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais e que é interpretada no cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende do comprimento de onda.
Os corpos iluminados absorvem parte das ondas electromagnéticas e reflectem as restantes. Essas ondas reflectidas são captadas pelo olho e, dependendo do comprimento de onda, sãointerpretadas pelo cérebro. Em condições de pouca luz, o ser humano apenas consegue ver a preto e branco.
A cor branca, neste sentido, é o resultado da sobreposição de todos as cores. A cor preta, em contrapartida, é o contrário e define-se como sendo a ausência de cor. Convém destacar que se conhece como cores primárias aquelas que não se conseguem obter a partir da mistura de outras cores.

Cor-luz
Aluz incidente sobre os elementos físicos e químicos cria o espetáculo das cores por efeito de absorção, dispersão, reflexão e refração. Ao mostrar as cores do espectro solar, saídas de um prisma, para então atravessarem um segundo prisma invertido, que recompunha a luz branca original, Isaac Newton comprovava que as cores são propriedade da luz e não dos corpos refratores. Era a validação da antigaafirmação de Da Vinci: “A luz branca não é uma cor, senão o resultado de outras cores”.
A partir do arco-íris de Newton, que compõe a luz branca, o cientista Thomas Young definiu as três cores básicas da síntese aditiva: vermelho, verde e azul. Essas três cores-luz primárias, somadas, produzem o branco. O nosso olho vê por síntese aditiva; na área iluminada por duas radiações, o vermelho e overde, o olho verá uma radiação, uma só cor, o amarelo.

Cor-pigmento
Os pigmentos ou substâncias coloridas contidas nos vernizes, tintas, aquarela, tintas para tecido e tintas de impressão possuem um poder seletor sobre as radiações luminosas que os atingem. Cada pigmento absorve, reflete ou refrata a luz incidente. Assim, por exemplo, uma superfície que vemos como vermelha é o resultado daabsorção de todos os comprimentos de onda, exceto os correspondentes aos do vermelho. Adicionando pigmentos com características de seleção diferentes, obtém-se uma maior subtração de radiações, até o caso da absorção total, que corresponde à visão do preto.
Esse fenômeno físico da absorção parcial ou total das radiações luminosas é denominado síntese subtrativa, e suas cores básicas, que, misturadas,proporcionam uma vastíssima gama de tonalidades, são o amarelo, o cyan e o magenta, escolhidas porque o pigmento de cada uma delas não é o resultado da combinação dos outros.

Cores de impressão
No anos cinqüentas, a Deutsches Institut für Normung (DIN) definiu as cores magenta, amarelo e cyan como as cores básicas de impressão, que seguem a estrutura subtrativa das cores-pigmento. Considerandoo grau de impureza dos pigmentos, que impossibilita uma combinação perfeita de cores, acrescentou-se o preto como quarta cor de impressão. Com essas quatro cores, imprimem-se, por combinação, milhares de cores, em um processo chamado de quadricromia ou CMYK (C de Cyan, M de Magenta, Y de Yellow e K de Black).
Utilizando diferentes percentuais dessas quatro cores sobre um suporte, na maioria dasvezes, um papel, conseguimos reproduzir com muita proximidade as cores da natureza. É assim que são produzidos revistas, folhetos e documentos do dia-a-dia, sejam eles feitos em impressoras industriais ou em uma impressora pessoal, na sua casa.

Círculo Cromático
O disco cromático não é um instrumento cientifico de classificação de cores, mas é muito útil no entendimento de teorias de cores egeralmente usado para estudar cores-pigmento.
Independentemente dos atributos físicos das tintas, é necessário conhecer as propriedades das cores de forma a podermos resolver e fazer a melhor a escolha e mistura das cores na hora de pintar.
Neste círculo cromático podemos diferenciar claramente as denominadas cores primárias, cores secundárias, valores e complementares.
O círculo cromático,...
tracking img