Cores e formas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Brincando e aprendendo com Cores e Formas Geométricas.

PROJETO.
1- IDENTIFICAÇÃO:
Por Maria nelci Fernandes e Noeli toigo
Escola Municipal Santa Clara.
SÉRIE: Maternal II
IDADE: 3 e 4 anos.
2- TEMA:
Brincando e aprendendo com Cores e Formas Geométricas.
3- CONTEÚDOS:
3.1- Linguagem oral e escrita: identificando o nome no crachá, reconhecendo os códigos das letras para escrever,relacionar os nomes com os dos colegas chamando a atenção para as letras que compõem cada nome suas semelhanças e diferenças.
3.2- Natureza e sociedade: exploração do ambiente tanto interno como externo dando ênfase para as cores e formas da natureza e construídas pelo homem, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos.
3.3- Artes: recorte, pintura e colagem,brincadeira daamarelinha para o desenvolvimento da coordenação motora fina.
3.4- Matemática: jogo dos blocos, com a identificação de cada forma geométrica.
3.5- Música e movimento: percepção e interpretação de variados sons, expressão corporal e desenvolvimento da coordenação motora ampla.
4- JUSTIFICATIVA:
Fazer a exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras comoformas e tipos de contornos faces planas, lados retos por isso a importância das cores e formas geométricas já na Educação Infantil, fazendo parte do currículo escolar dentro do conteúdo de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores estamos também ensinando a criança a classificar.
O ato deaprendermos a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, o contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando identifica-las no seu meio social.
No fazer musical, requer a concentração e oenvolvimento com as atividades, isso deve estar presente durante todo o processo educativo, e no fazer artístico sempre explorar a expressão, a comunicação, assim propiciando o desenvolvimento de criação pessoal de cada criança.
A linguagem oral e escrita está presente em todas as instituições de educação infantil, assim expressam sentimentos e idéias, são questões de ordemconceitual, processo de construção do conhecimento por meio da prática como o uso da linguagem para transforma-la em escrita, fazer com que as crianças tenham a compreensão da relação entre os fenômenos naturais e a vida humana.

5- OBJETIVOS:
5.1- OBJETIVO GERAL:
 Desenvolver no aluno a percepção o reconhecimento das cores e formas geométricas explorando e identificando-as em seumeio.

5.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.
 Conhecer e nomear cores e formas.
 Desenvolver habilidades de percepções visuais e táteis.
 Estabelecer relações entre cores e formas geométricas no seu dia-dia.
 Reconhecer a importância de saber diferenciar as formas motivando suaaprendizagem.
 Explicar a origem das cores.
 Identificar as cores e suas formas na natureza.

6- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
O pensamento geométrico vem para compreender as relações e representações de espaço que as crianças desenvolvem, desde muito pequenas, iniciando pela exploração sensorial dos objetos, das ações e deslocamentos que realizam no meio ambiente. A partirda exploração do seu redor e por meio da percepção descobrem profundidades, analisam objetos, formas, dimensões, organizam mentalmente seus deslocamentos podendo representa-los por meio de desenhos. Com a contribuição do adulto, as interações entre a criança, jogos e as brincadeiras podem proporcionar a exploração espacial em três perspectivas: as relações espaciais contidas nos objetos, as...
tracking img