Cordilheira dos andes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Geologia

Cordilheira dos Andes

http://netnature.wordpress.com/2011/08/11/a-origem-e-a-caracterizacao-morfoclimatica-da-cordilheira-dos-andes/

A mais extensa cordilheira continental,formada por um conjunto de montanhas, cobre quase a totalidade da costa ocidental da América do Sul, desde a Colômbia até a Patagônia, ocupando o território de diversos países dessa América, possuialtitude média de 4000 metros, e tem como ponto mais alto o pico de aconcágua(6962 metros) na Argentina.
O tipo de rocha muda de um lugar para o outro, no Equador por exemplo, elas são cobertas deflorestas e com presença de vulcões ( Tolima, Chimborazo e Cotopaxi). Colombia e Venezuela encontram-se poços produtores de petróleo.
A cordilheira é composta de vários tipos de rochas, em regiõespróximas aos vulcões ocorre o recobrimento de lavas, cinzas e materiais vulcânicos, ocorrendo também grande depósitos de minerais importantes e outras, como o ouro, a prata, o cobre, o estanho, osalitre, etc.
Muitos minerais e pedras preciosas são retirados das montanhas ( cobre, prata e ferro – Chile, estanho no Peru e Bolívia e esmeralda na Colômbia).
Segundo artigo divulgado pela RevistaScience ( Geólogos da Universidade de Rochester), a cordilheira nasceu de forma abrupta entre dez a seis milhões de anos atrás “ a raiz de uma montanha se desprende e cai no manto do interior doplaneta, como era livre de peso se ergue, formando a cordilheira”. As vezes esse material é lançado na superfície terrestre através de fendas e crateras vulcânicas e recebem o nome de Xenólitos e osespirros incandescente de materiais piroplásticos.
A cordilheira e seus vulcões é o maior exemplo de vulcanismo associado a zonas subducção, que são zonas onde uma das placas desliza para debaixo daoutra, chamada também de depressão tectônica, ocorrendo um convergência de placas tectônicas , ocorrendo a fusão parcial do manto subjacente induzindo o vulcanismo, são potenciais focos sísmicos....
tracking img