Cordilheira dos Andes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (644 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Como se formou a cordilheira dos Andes?

A cordilheira dos Andes é resultado de movimentações nas placas tectônicas na região do Pacífico Sul, em que a fina crosta oceânica está sendo lentamenteempurrada contra o continente, retornando ao manto e voltando a fundir-se. Em contrapartida, o choque das placas enruga a superfície, formando as cadeias de montanhas. A última grande movimentação dasplacas deu-se na Era Cenozóica, no Período Terciário, dando origem aos dobramentos modernos – a cordilheira dos Andes. Mas o continente continua sendo pressionado. Esse lento soerguimento éresponsável pela contínua elevação da cordilheira dos Andes. (REF: http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-969-4748,00.html).

É a mais extensa cordilheira continental do globoterrestre. Trata-se de uma conjunto contínuo de montanhas que margeiam quase a totalidade da costa ocidental da América do Sul. Sua extensão cobre mais de 7000 km, sendo que a largura da cadeia varia de 200a 700 km, além de alcançar um altitude que em média atinge cerca de 4000 m.
Com esta notável extensão, os Andes obviamente ocupam o território de diversos países, sete ao todo: Venezuela, Colômbia,Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Seu ponto mais alto é o pico do Aconcágua, situado em território argentino, que atinge 6962 m de altitude.
(REF:http://www.infoescola.com/geologia/cordilheira-dos-andes/)


Turismo na Cordilheira dos Andes
O turismo na Cordilheira dos Andes, apesar de ainda não ser explorado em todo o seu potencial, é uma atividade bastante atrativa e que garantelucro às regiões andinas. Podemos destacar alguns exemplos em diferentes países:

Argentina:
O pico do Aconcágua, que fica localizado na região argentina da Cordilheira, por ser o ponto mais altodo Hemisfério Sul e também o mais alto fora da Ásia atrai um grande número de turistas que buscam aventuras e escaladas. Locais para acampamentos podem ser encontrados em diversos pontos próximos...
tracking img