Cordel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IFPE
Recife, 19 de setembro de 2012
Luiz Eduardo Antonino Costa
Professor: Adelmo Pessoa
Disciplina: Gerência e Marketing

Método de Gestão Organizacional Just in Time
O sistemaJust in time (JIT) é um método de gestão que defende a produção de forma racional e otimizada, buscando gerar o mínimo de estoques, ou seja, produzir a partir de uma demanda evitandodessa forma gastos de armazenamento. Esse modelo surgiu em meados da década de 70 no Japão, como um melhoramento ao sistema fordista de produção.
Segundo a literatura JIT significa“produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários”. Então dessa forma a aplicação desse sistema deve estar atrelada a outros métodos de gestão organizacional como a melhoriacontínua e a qualidade total.

Para adotar esse sistema uma empresa deve absorver sua filosofia de forma que cada setor utilize a produção puxada, onde um material é requerido apenas sefor houver real necessidade. Dessa forma se evita ao máximo o desperdício, o afogamento da produção e o mascaramento dos problemas existentes.

Atualmente esse método de gestão éaplicado a uma infinidade de organizações, porém seu exemplo mais marcante associado ao próprio surgimento desse modelo de produção é o da Toyota Motors Company.

O JIT é proativo em suaessência, observando prontamente os problemas e suas causas, buscando resoluções forma eficaz. Sendo a qualidade do produto final obtida de forma espontânea. Tem suas limitações como qualquersistema de gestão, mas comparado ao modelo clássico apresenta larga superioridade.

Fonte bibliográfica:

Ribeiro Leite, Washington. Sistema De Administração Da Produção
Just InTime. Belo Horizonte. 2006. Obtido no sítio:http://www.ietecnet.com.br/
supervisores/artigos/Produ%C3%A7%C3%A3o/Sistema%20de%20Adm%20da%20Produ%C3%A7%C3%A3o/JIT.pdf, no dia 19/09/12.
tracking img