Cordas vibrantes e colunas de ar vibrantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fontes sonoras: Cordas vibrantes e colunas de ar vibrantes
Texto baseado no livro: Física, conceitos e aplicações, v. 2, escrito por Paulo César M. Penteado
Cordas vibrantes
Se você chacoalhar aextremidade de uma corda esticada e presa a uma parede, uma onda periódica se propagará ao longo dela, será refletida na extremidade lixa e retornará invertida, em relação à onda incidente. Se vocêcontinuar a vibrar a corda, existirão duas ondas se propagando ao longo da corda, indo uma de encontra a outra que irão interferir entre si.
De modo geral, a onda resultante poderá ser uma ondaqualquer, mas se você vibrar a extremidade da corda com determinadas freqüências, as duas ondas poderão interferir e dar origem a uma onda estacionária de grande amplitude.
As freqüências com que as ondasestacionárias são produzidas são as freqüências naturais ou freqüências ressonantes da corda, e as diferentes ondas estacionárias que poderão se estabelecer nessa corda correspondem aos modosressonantes de vibração.
Em um instrumento musical de corda, por exemplo, a vibração da corda provoca o surgimento de uma onda sonora que se propaga pelo ar até atingir nossos ouvidos. A freqüência do somouvido será igual à freqüência de vibração dos pontos da corda.
A vibração da corda, e conseqüentemente a emissão de um som pode ser obtida de várias maneiras, dependendo do instrumento. A corda doinstrumento pode ser tangida (como no violão), friccionada (como no violino) ou percutida (como no piano).
O piano A um instrumento musical de cordas. Suas cordas São percutidas por pequenos martelo*,que são acionados pelas teclas. Posto isso, vejamos como uma corda pode vibrar quando perturbada segundo qualquer uma das maneiras citadas acima. Consideremos, então, uma corda esticada entre doissuportes, como a corda de um violão ou de um violino As ondas que se propagam ao longo dessa corda, e que podem ter uma grande variedade de freqüências, sofrem reflexão nas extremidades — e muitas...
tracking img