Cordados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CORDADOS

Os cordados constituem um filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes. Entre estes se incluem a ascídia e o anfioxo (cordados primitivos), além dos diferentes grupos de animais vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
O agrupamento de organismos tão diversos em um único filo baseia-se principalmente em aspectos dodesenvolvimento embrionário. Na fase de nêurula todos os cordados exibem o mesmo padrão básico de organização do corpo, sendo possível identificar as três estruturas que caracterizam o grupo: notocorda, fendas brânquias e tubo nervoso dorsal:
Notocorda - estrutura de sustentação, tecido conjuntivo modificado com fibras colágenas, é um tecido não muito rígido, flexível, mas difícil de quebrar, asfibras se movimentam sem partir o tecido. Possuem sistema nervoso formado por um tubo nervoso dorsal oco, apresentam a formação de fendas faríngeas perfuradas usadas principalmente para trocas gasosas e alimentação, além de reprodução, servem para a captação de oxigênio e limpeza do tubo digestivo; encontra-se uma cauda pós-anal muscular em algum período de vida do organismo;

Tubo Neural - tubode origem ectodérmica localizado na região dorsal do embrião, acima da notocorda. O tubo nervoso dorsal é bem desenvolvido nos adultos, mas pode ser reduzido em alguns protocordados. Os animais não-cordados possuem um sistema nervoso mais simples, do tipo ganglionar e ocupa a posição ventral no corpo e esta é uma característica que distingue os cordados dos demais animais.

Fendas Branquiais -aberturas laterais da faringe; origem embrionária do sistema respiratório. Nos cordados aquáticos estas fendas dão origem às brânquias dos adultos. Nos demais cordados, cujos adultos possuem respiração pulmonar, as fendas branquiais se fecham durante o desenvolvimento.
Todas estas características aparecem em alguma fase da vida, ou seja, não necessariamente precisam ser todas aparentes, porém emalguma etapa do desenvolvimento embrionário o indivíduo apresentou todas as características descritas. Nos humanos não estão presentes todas estas características, porém estiveram presentes em algum momento.
O filo cordata esta dividido em quatro subfilos:
 Hemichordata;
 Urochordata;
 Cephalochordata;
 Euchordata
Os três primeiros subfilos correspondem aos cordados primitivos e,são considerados integrantes do grupo protochordata.
Os euchordatos dividem-se em dois grupos:
Agnatha e gnathostomata. Os agnatos apresentam uma única classe: cyclostomata. Os gnatostomatos apresentam duas super classes:
Pisces: que são os peixes cartilaginosos e peixes ósseos.
Tetrapoda: compreende as classes amphibra, repitilia, ave e mammalia.
Protocordados: constituido de um grupo depequenos animais exclusivamente marinhos são considerados um elo entre os invertebrados. Tem características que permitem estabelecer diferenças entre eles e os eucordatos:
Não apresentam crânio (acraniados); não tem encéfalo; são destituídos de coluna vertebral.
Sistema Nervoso dos Cordados
Uma das principais características dos cordados é a presença da notocorda e do tubo nervoso dorsal.
Anotocorda é um cordão nervoso dorsal gelatinoso, encontrada dorsalmente ao longo do eixo longitudinal do corpo do animal. Nos animais vertebrados, ao redor dessa estrutura, há o desenvolvimento de vértebras, dando origem ao tubo nervoso, que é oco, ao contrário dos invertebrados onde o tubo nervoso é maciço, sendo essa estrutura encontrada pelo menos durante um período de sua vida. Essa últimaestrutura tem origem embrionária, por meio de uma invaginação da ectoderme que se encontra acima da notocorda. Na sua extremidade anterior encontra-se o encéfalo, protegido por uma estrutura óssea (o crânio).
Os protocordados, que são uma subdivisão dos cordados, dividem-se em dois grupos:
• Cefalocordados: são mais evoluídos, sendo que a notocorda persisite por toda a vida desses animais;
•...
tracking img