Cordados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CORDADOS

O animais pertencentes ao filo dos Cordados (Chordata),tem como principal característica a presença de notocorda, que vem a ser substituída pela coluna vertebral nos animais vertebrados.
Como as principais características podemos citar que todos cordados são: triblásticos (possuem os três folhetos germinativos), deuterostômios (o blastóporo dá origem ao ânus); e celomados, além dequem apresentam em algum fase da vida ao menos, as seguintes características:

Existência da notocorda;
Tubo neural;
Fendas faríngeas;
Cauda pós-anal.

Os cordados ainda podem apresentar simetria bilateral, crânio e endoesqueleto, e são divididos em 3 subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata. Onde os dois primeiros são denominados de protocordados, não possuem crânio nem vértebras,são cordados invertebrados.

1. Subfilo Urochordata

Também denominados como tunicados, devido ao envoltório do corpo, uma túnica espessa, com uma composição química que possui tunicina, uma substância semelhante à celulose, são representados pela ascídia.
São animais que quando adultos, são sésseis, utilizam o sifão exalante para liberação de substâncias, água e gametas, o sifão inalantepara permitir a entrada de água, e o sistema nervoso constitui-se de um gânglio, disposto entre dois sifões.
Quando larvas, possuem notocorda (restringe-se à cauda), o sistema nervoso é formado por um tubo neural e são livres natantes.
Seu sistemo digestório é composto por um tubo digestório que apresenta fendas branquiais e na faringe encontra-se o endóstilo (estrutura encarregada de capturarpartículas alimentares trazidas pela água.
A respiração é feita através dos sifões, a faringe e as fendas branquiais, realiza hematose para obter oxigênio.
O sistema circulatório é aberto, com um coração na forma de tubo e em alguns casos dobrado em forma de V, tendo a capacidade de alternar o sentido da corrente sanguínea.
A excreção é feita por ação celular e sua reprodução pode ser tantosexuada ou assexuada (brotamento), a fecundação é externa, o desenvolvimento indireto, são hermafrodita e apresentam metamorfose.

2. Subfilo Cephalochordata

Este subfilo possui o anfioxo, um animal marinho que tem o corpo afilado nas duas pontas (anfi = dois), como representante. Sua boca possui cirros bucais, auxiliando na captura de alimentos e impedindo a passagem de partículas grandes,também é importante destacar que a notocorda está presente por toda sua vida, servindo de apoio para a musculatura.
Realizam hematose por fendas branquiais, sua circulação é aberta, sem coração, e possuem um cordão nervoso dorsal, apresenta uma dilatação em uma região anterior, denominada vesícula cerebral, de onde partem os nervos sensitivos e motores.Existem estruturas sensoriais.
São dióicos,possuem as gônadas dispostas lateralmente no corpo do animal, quando os gametas estão maduros , a parede da gônada se rompe e os gametas são lançados para o exterior, para que ocorro a reprodução sexuada com fecundação externa, possuem desenvolvimento de larva, no qual se assentam no substrato e sofrem metamorfose, dando origem assim ao adulto.
Possuem uma epiderme monoestratificada, envolta por umaestrutura similar à cutícula, feixes musculares dispostos em forma de V, em que entre cada miômero (V) existe uma membrana de tecido conjuntivo (miossepto) responsável pelos movimentos de escavação e natação.
Seu sistema circulatório é formado por vasos apenas, e a contração destes promovem a circulação, sem coração nem pigmentos respiratórios, seu sangue é incolor, possuem um tubo digestóriocompleto, e respiram através de trocas gasosas realizadas na faringe e na pele através de difusão;
Elimina para o exterior os produtos finais da digestão, através do atriópro.



3. Subfilo Vertebrata


São animais que possuem possuem endoesqueleto ósseo ou de cartilagem, com vértebras que se desenvolvem na fase embrionária e podem ou não permanecer, sendo a presença de crista neural e...
tracking img