Cordados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais Classes dos Cordados
Os cordados podem ser divididos em dois grandes grupos: protocordados e eucordados.
Grupo dos Protocordados ou acrânia
Não apresentam crânio, encéfalo ou vértebras. Considerando o desenvolvimento da notocorda, dividiremos o grupo em três subfilos:
- Hemichordata: notocorda reduzida a um curto segmento anterior;
- Urochordata: notocorda presente apenas na faselarvária;
- Cephalochordata: notocorda bem desenvolvida, estendendo-se desde a cabeça até cauda.
Grupo dos Eucordados ou Craniata
Possuem crânio, encéfalo e vértebras. Compreende a grande maioria das espécies animais existentes. Este grupo, que é constituído pelo subfilo Vertebrata, possui cinco classes principais: Peixes (superclasse que envolve os ágnatos, os condrictes e os osteíctes),Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos.
Hemichordata
Os hemicordados são animais vermiformes, de corpo mole, alongados, tendo na extremidade anterior uma tromba ou probóscide e um colar. Possuem notocorda anterior e rudimentar (estomocorda). Possuem capacidade regenerativa. São marinhos e vivem isolados em águas litorâneas. Para nutrição, aproveitam substâncias orgânicas encontradas na areia.
Ex.:Balanoglossus sp. (Figura pg.)
Alguns zoólogos não consideram que a estomocorda seja realmente uma notocorda reduzida, vestigial, daí o fato de classificarem os hemicordados como um pequeno filo independente.
O corpo vermiforme é divido em três regiões: probóscide, colar e tronco. O tronco é a parte mais longa do corpo, mais ou menos cilíndrica e apresentando na parte inicial as fendasbranquiais. Sua epiderme é um epitélio simples, ciliado, com glândulas mucosas. O sistema esquelético é representado pela estomocorda, bastante reduzida e situada na parte posterior da probóscide. Possui sistema digestório completo, com a boca que permanece aberta para receber restos orgânicos. Respiram através de fendas branquiais, existentes na faringe e apresentam basicamente um vaso dorsal e um ventralcomo sistema circulatório.
O glomérulo possui a propriedade excretora, recolhendo os catabólitos e lançando-os posteriormente na cavidade da tromba, que os elimina através do poro dorsal. Seu sistema nervoso é representado por um anel periesofágico, com células sensoriais espalhadas pela epiderme. Estes animais são de sexos separados (dioicos), de fecundação externa com desenvolvimentoindireto, passando pela fase larval, denominada tornária.
Urochordata
Os urocordados ou tunicados são animais marinhos que vivem em parte fixos, enquanto outros flutuam e nadam livremente. Devem seu nome à presença de um manto ou túnica, formado essencialmente por uma substância denominada tunicina, isômero da celulose.
As ascídias são todas sésseis, fixadas a rochas ou a outros objetos submersos. Asformas isoladas são as maiores, com 10 a 20 centímetros; as colônias são sempre menores. As verdadeiras características de cordados são encontradas na fase larval.
Ex.: Polycarpa aurata (Figura pg.)
O tengumento é formado por um epitélio simples, uma camada mesodermal, onde se dispõem feixes longitudinais e circulares de musculatura. O epitélio é secretor da túnica ou manto. O sistemaesquelético é formado pela notocorda caudal, sempre presentes nas larvas e desaparecendo no adulto. Seu tubo digestório é amplo, com fendas branquiais. Na faringe há espécie de canaleta ou goteira ciliada, com glândulas mucosas, o endóstilo. A água que chega à faringe passa pelas fendas branquiais, onde ocorre a hematose; daí a água passa para o átrio, e vai para o exterior através de um sifão exalante,situado praticamente ao lado do sifão inalante, onde está a boca. O sistema circulatório é do tipo lacunar, com um coração tubiforme, algumas vezes dobrado em forma de V. Os tunicados são os únicos animais cujo coração alterna o sentido da corrente sanguínea. Não possui órgãos excretores, sendo que existem apenas células que retiram os catabólitos. Durante a fase larval, seu sistema nervoso é...
tracking img