Cordados- aves

Páginas: 3 (705 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2013
Filo: Cordados
Subfilo: Vertebrata
Classe: Aves
Características Gerais:
* As aves formam um grupo com mais de 9 mil espécies distribuídas por todo o globo;
* Sua característica maisdistinta é a presença das penas, que protegem e isolam termicamente a pele;
* Além das penas, as aves caracterizam-se por membros anteriores modificados em asas e outras adaptações para o voo.
1.Digestão
Uma faringe curta conduz o alimento rapidamente para o esôfago e o estômago. As aves com exceção das insetívoras possuem esôfago com uma dilatação chamada papo. O estômago é constituído por duaspartes: uma que secreta o suco gástrico, chamada proventrículo, e uma muscular, chamada moela, que tritura o alimento. O sistema digestório termina em uma cloaca, que recebe também os dutos dossistemas genital e excretor.
2. Circulação
O sistema cardiovascular das aves é composto de um coração com quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos, sem que haja possibilidade de mistura entreum lado e outro do coração. A circulação é dita dupla, e completa: não há desvio do sangue do circuito pulmonar para o sistêmico.
3. Respiração
As aves desenvolveram adaptações muito particulares.As lacunas dos ossos se comunicam com expansões na forma de sacos aéreos e estes se comunicam com os pulmões. Os sacos aéreos são pobremente vascularizados, mas possuem grande volume, cerca de novevezes o dos pulmões. As aves desenvolveram um sistema de fluxo de ar contínuo, que lhes permite manter a oxigenação do sangue permanentemente, em especial quando estão batendo as asas. Durante aventilação pulmonar, o movimento de inspiração e expiração não interrompe a oxigenação do sangue.
4. Excreção
A excreção das aves é realizada através de um par de rins metanéfricos, que filtram o sangue eexcretam como produto ácido úrico. A excreção de ácido úrico é uma adaptação que se originou nos ovos com casca, uma vez que essa substância pode ser estocada no ovo de maneira concentrada, sem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cordados Aves
  • Cordados
  • Cordados
  • Cordados
  • Cordados
  • Cordados
  • Cordados
  • cordados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!