Corba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera
RA: 111258588 | Luiz Fernando Bezerra








[pic]














CORBA – RMI - DCOM





























São Paulo – SP
2012


CORBA

O Common Object Request Broker Architecture (CORBA) é uma tecnologia padrão de sistemas de objetos distribuídos definido pela OMG (The object Management Group) com maisde 700 grandes empresas participantes(HP, IBM,...). O CORBA oferece grande portabilidade podendo ser integrado a sistemas legados escritos em linguagens antigas como COBOL, e também com futuras linguagens que venham a incluir suporte para CORBA

Serviços CORBA são descritos através de uma interface escrita em IDL(Interface Definition Language), que é a maneira de especificar as interfaces dosobjetos servidores que os objetos clientes precisarão conhecer. CORBA não está ligado a uma única plataforma(como RMI com Java). Há mapeamentos IDL para as linguagens mais utilizadas e, mapeamentos podem ser escritos para futuras linguagens que requeiram este suporte. CORBA permite a troca de dados entre dois sistemas remotos e que os objetos locais possam efetuar chamadas de métodos de objetosremotos.

CORBA só permite que tipos de dados primitivos ou estruturas destes possam ser passados ou retornados como parâmetros. Não é possível retornar ou passar objetos como parâmetros. Para que ocorra a comunicação entre os clientes e os servidores CORBA, as chamadas dos clientes são repassadas para o mecanismo de comunicação da arquitetura CORBA que são os ORBs(Object Request Brokers) quebaseiam-se no protocolo para objetos remotos IIOP(Internet Inter-ORB Protocol). O ORB atua como um barramento de comunicação sobre o qual todo objeto CORBA interage, transparentemente, com outros objetos CORBA localizados remota ou localmente.

Para requisitar um serviço, um cliente CORBA precisa obter uma referência ao objeto servidor CORBA. A partir desta referência o cliente pode realizar chamadasaos métodos, através desta referência, como se o objeto servidor fosse um objeto local. O ORB é o encarregado de encontrar uma implementação de objeto CORBA, prepará-lo para receber solicitações, repassar as solicitações para o mesmo e devolver o resultado para o cliente. O diagrama abaixo mostra a comunicação entre um cliente e um servidor CORBA(baseado em [JAV2000]).
[pic]
Um objeto CORBAinterage com o ORB através da interface ORB ou através de um Object Adapter (um BOA – Basic Object Adapter ou POA – Portable Object Adapter).






Java / R M I

 O Remote Method Invocation (RMI) fornece um modelo simples e direto para computação distribuída com objetos java. Estes objetos podem ser objetos java, ou podem ser wrappers java [JAV2000a] . RMI é orientado a objetos em todos osníveis, mensagens são enviadas para objetos remotos, e objetos podem ser passados e retornados. É um componente do JDK idealizado para suportar chamadas de métodos remotos através de máquinas virtuais Java (JVM).

O RMI traz um modelo de objetos distribuídos para a linguagem Java. Através de RMI, objetos podem ser passados e retornados como parâmetros, diferente da maioria dos mecanismos baseados emchamadas de procedimentos remotos que exigem que os parâmetros sejam tipos de dados primitivos ou estruturas compostas de tipos primitivos. Isto significa que um novo código pode ser enviado através da rede dinamicamente carregado em tempo de execução por máquinas virtuais estrangeiras [JAV2000].

Um objeto RMI é basicamente um objeto Java remoto cujos métodos podem ser chamados por outraJVM(que pode estar em qualquer ponto da rede). Os métodos do objeto remoto RMI podem ser chamados como se o objeto fosse local. Uma referência para um objeto remoto pode ser passada em um argumento ou retornada como resultado. Não há necessidade de usar uma IDL, como em CORBA, para definir a interface dos objetos remotos. Os objetos remotos são criados usando interfaces normais Java. Fornece...
tracking img