Corantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Corantes e Pigmentos

1. Quais as principais diferenças entre pigmentos e corantes aplicados a polímeros?

Resposta: Os corantes podem ser considerados como um cromógeno praticamenteisolado, é dissolvido em um solvente e cada cromógeno está disponível para absorver luz, são solúveis e não abrasivos. Porém possuem migração, sublimação, são de natureza sólida, possuem preço elevado e sãotóxicos.

Os pigmentos, que são um aglomerado de cromógenos são menos absorvedores de luz, pois os cromóforos estão um na sombra do outro, possuindo dependência em relação ao tamanho dapartícula e do índice de refração, geralmente não possuem a mesma migração, toxicidade e sublimação, porém são insolúveis, são abrasivos e não são tão eficientes para absorver luz.

2. Por que os corantespoliméricos apresentam uma coloração elevada?

Resposta: Possuem absorção, sublimação, viscosidade e migração variáveis dependendo da aplicação. Não são abrasivos e pouco tóxicos e ocorresublimação, seus cromóforos ficam livres para absorver luz, assim com todas essas propriedades são considerados melhores e mais interessantes que os pigmentos e corantes.

3. Em alguns casos amigração de aditivos tem efeitos positivos e negativos. Cite em quais casos os efeitos são positivos e em quais são negativos.

Resposta: Migração pode ser um efeito ruim, pois este pode perder suafunção, por exemplo quando adicionamos um aditivo como o lubrificante interno queremos que ele permaneça entre as cadeias para facilitar o deslizamento entre elas, porém quando adiciona-se um lubrificanteexterno queremos que ele migre para a superfície do material para diminuir o atrito entre o material e a parede do maquinário.

4. Qual a divisão mais comumente utilizada para classificar ospigmentos poliméricos?

Resposta:

• Polímeros que tem uma cadeia polimérica principal incolor com cromóforos pendurados;

• Polímeros com cromóforos como parte da cadeia...
tracking img