Corações partidos ( antonio luiz de azevedo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Corações partidos (Antonio Luiz de Azevedo)

O livro Corações Partidos mostra o amadurecimento de uma menina inocente e cheia de dores sentimentais. A decepção amorosa entre essa menina e o seu primeiro amor que a abandona na intenção de fazer ela sofrer propositalmente mostrado pelo autor.Os pais dessa menina decidem mandar ela para a casa da avó, onde vive em um sitio.
Oautor que tentar mostrar para os leitores de seu livro que é preciso uma jovem ter consciência de seus atos e ter certeza de suas decisões que vão vi a ser tomadas.Ele também quer mostra que a leitura pode ser uma boa conselheira para assuntos pessoais e isso pode fazer com que os seus leitores tomem essa iniciativa de ler cada vez mais, não só por ler mais sim por interesses de aprendizagem eate melhorar nonos conhecimentos da leitura e da escrita.A mensagem que o autor tenta passar para as pessoas, pode ser vista como uma lição que vai sendo passada de leitor para leitor e assim a historia do livro pode ser vista e lida por cada vez mais e mais pessoas.Concordo plenamente com a idéia do autor em mostrar para seus leitores uma forma de autoconhecimento a partir de uma leitura eles podemsi conhecer mais rápido e mais fácil do que pensam e isso também possa a ajudar o leitor de fixar as coisas mais rápido. O autor, Antonio Luiz, fez com que vários leitores jovens si identificassem com a historia da menina sofrida e isso faz com que outros possam possibilitar a identificação de mais pessoas com seus livros.
Resumo:
AGUIAR,Antonio Luiz,Corações Partidos
Nessa obra,Luiz AntonioAguiar mostra,de forma detalhada, història de uma jovem chamada Crica, que sofre uma decepção amorosa e resolve morar uns tempos com sua avó Glaura,no sitio da família.O livro esta organizado em vinte e três capítulos.
Capitulo 1:Os pais de Crica recebem uma ligação de Juninho (ex-namorado de Crica)que não se identifica no telefonema,e faz com que o pai da menina fique ainda mais furioso.Capitulo 2:Neste capitulo a menina,que já se encontrava no sitio,relembra em seus passeios da tarde que existe um cemitério da família.O cemitério se tornaria o lugar onde Crica iria toda tarde para refletir sobre sua vida.
Capitulo 3:Em uma conversa com sua avó,Crica descobre que toda trisneta recebe o nome de sua trisavó,isso é uma tradição de família, e por isso que entra as lapides do cemitérioexiste uma com o nome Aurélia Cristina,o mesmo nome da jovem.
Capitulo 4:Crica recebe a visita de Mauricio,um velho amigo de sua avó,que vai todo final de tarde jogar conversa fora com a menina e com dona Glaura .Sempre sentados na varanda.
Capitulo 5:Na varanda do sitio,dona Glaura e seu Mauricio lembram do livro Senhora,de Jose de Alencar.Dona Glaura teve a idéia de dar o livro para sua netaler,desde que ela veio para o sitio.Eles acharam que era o momento certo para a menina consolar suas decepções e aprender com aquele livro.
Capitulo 6:Dona Glaura começa a ler o livro Senhora para sua neta e revele para ela que o livro faz parte da història da família,assim como Crica também estava fazendo parte naquele momento.
Capitulo 7:Crica e dona Glaura discutem o começo da historia do livroSenhora.Depois da chegada de Mauricio,ele e as jovem tem uma grande discussão sobre o livro e sobre a vida de professor de literatura que Mauricio tinha.Logo após Crica descobre que toda mulher de sua família que lê o livro deixa sua assinatura na contra capa dele.
Capitulo 8:A menina Crica,procura no dicionário da biblioteca da família,o significado da palavra que Mauricio falou na ultimaconversa entre eles.Depois que Crica acha a palavra “Ex-líbris” ela vê que significa “Pertence a alguém”,e assim ela descobre que o livro Senhora pertenceu a sua parente Glaura Martiniano,que foi quem o escreveu.
Capitulo 9:Neste capitulo, dona Glaura, avó de Crica, conta para neta como ocorreu sua historia de amor com Mauricio.
Capitulo 10:Dona Glaura continua a contar a historia entre ela e...
tracking img