Coração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dissecação de um Coração
Material:
· Tabuleiro de dissecação
· Bisturi
· Agulha
· Tesoura
· Pinça
· Coração de porco
· Sonda
 
Procedimentos:
1. Colocámos o coração de porco no tabuleirode dissecação.
2. Introduzimos a sonda pela artéria pulmonar e cortámos o lado direito do coração.
3. Seguidamente introduzimos a sonda pela artéria aorta e cortámos o lado esquerdo do coração.
4.Observámos o aspecto das aurículas, as diferenças entre o ventrículo direito e o ventrículo esquerdo, as artérias e as válvulas.
 
Resultados:
Observámos que o coração é constituído pelo miocárdio(músculo cardíaco), o pericárdio (película que existe no exterior do coração) e pelo endocárdio. (película que se encontra no interior do coração).
 
Ao observar o coração, detectamos quatrocavidades constituintes do coração: as aurículas (cavidades superiores) e os ventrículos (cavidades inferiores):
 
E ao observarmos os ventrículos, detectámos que o ventrículo esquerdo é mais espesso que oventrículo direito. As paredes das aurículas são mais finas que as dos ventrículos.
 
Observámos também a artéria pulmonar, que tem ligação com o ventrículo direito, e a artéria aorta, que temligação com o ventrículo esquerdo. No início de cada uma das artérias existem pregas membranosas, designadas válvulas arteriais.
 

Conclusão:
Após esta actividade prática, pudemos tirar váriasconclusões.
Concluímos que existem diferenças entre as cavidades inferiores do coração: o ventrículo esquerdo é mais espesso que o ventrículo direito. Isto porque, o sangue do ventrículo direito é apenasbombeado para os pulmões (pequena circulação), enquanto que o sangue do ventrículo esquerdo é enviado para todo o corpo (grande circulação).
Chegamos à conclusão que as aurículas são finas porque o sanguesó é enviado para os ventrículos.
Concluímos que as válvulas existentes no início das artérias têm como função impedir que o sangue retroceda para o coração. E concluímos também que os barulhos...
tracking img