Coração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O paradoxo do enfartado

Pode não ser um dado oficial fruto de uma pesquisa acadêmico-científica, mas inúmeros amigos e conhecidos da área médica declaram como grande absurdo o que ocorre no campodas doenças cardiovasculares. Segundo essas informações, 99% das pessoas enfartáveis – aquelas com altos fatores de risco –, mesmo depois de alertadas, continuam sua vida sedentária, sem regrassaudáveis nos hábitos pessoais e sem fazer exercícios físicos. Uma única alegação: falta de tempo. Essas mesmas fontes informam que, por mais curioso (ou tenebroso) que possa parecer, cem por cento dosenfartados, logo que sua recuperação médica permite, começam um intenso programa de caminhadas, exercícios físicos e, claro, uma mudança radical para melhorar seus hábitos de vida.

Recentemente,conversando com o vice-presidente de uma importante organização, trocávamos idéias sobre o assunto: visão de curto prazo versus visão de longo prazo. Foi quando nasceu a inspiração para escrever estetexto.

A semelhança do exemplo de pessoas físicas acima relatadas com as organizações é absolutamente vigorosa. De forma genérica, há uma compulsão atávica – no plano antropológico, se quiser, aténo inconsciente coletivo junguiano – de se privilegiar o curto prazo nas organizações, em detrimento do pensamento de longo prazo.

Há um paradigma, principalmente na cabeça dos líderes, no seguinteformato: se temos dinheiro hoje, estamos garantidos para o resto da vida. Por mais que consultores alertem sobre fatores de riscos de vida para sua organização, novos hábitos à semelhança dosrelatados nos casos das doenças cardiovasculares, não só não são assumidos como são execrados de maneira veemente. Em pesquisas junto a mais de dez mil empresários e executivos, concluiu-se que a maioriaabsoluta destes comandantes de organizações determina que o maior e único objetivo de uma empresa é o lucro. É importante lembrar que quando se quer maximizar o lucro, determina-se taxativamente a...
tracking img