Coração valente resumo e paralelo com a realidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme
Coração valente
O filme retrata a figura histórica de William Wallace (Mel Gibson), guerreiro, patriota escocês e herói medieval. O realizador tenta conferir ao protagonista uma faceta mais romântica e idealista e menos sanguinária.

A ação situa-se em finais do século XIII, tempo em que os rebeldes escoceses lutavam contra o domínio do rei inglês Eduardo I.

Depois de, aindacriança, ter assistido à morte de seu pai às mãos do exército inglês, William é acolhido por um tio que lhe dá uma educação esmerada e erudita. Depois de percorrer o mundo, volta à Escócia sua terra natal e apaixona-se por uma jovem camponesa. Para escapar à deliberação real de que um senhor feudal inglês tinha direito a dormir com uma noiva no dia do seu casamento (direito da primeira noite), contraemmatrimonio secretamente. Contudo, a sua mulher é morta por um nobre inglês,Wallace decide se vingar por sua amada , no decorrer da vingança, Wallace assume o comando de um pequeno exército de camponeses com o intuito de lutar pela soberania da Escócia. Chega mesmo a derrotar o poderoso exército inglês na Batalha de Stirling Bridge, mas fracassa em conseguir o apoio dos nobres líderes dos clãsescoceses pois esses sempre estiveram mais interessados em manter as suas regalias junto da coroa inglesa.

Apesar da ajuda da Princesa Isabelle, nora do rei inglês, Wallace é traído pelos nobres escoceses e é aprisionado pelos ingleses. É torturado, porém jamais jurou fidelidade nem submissão a coroa inglesa, acabou executado em praça pública sem nunca renegar a legitimidade da sua luta.Contudo não passa de mera ficção a historia verdadeira não é um romance trágico, Wallace foi protagonizado por Mel Gibson no filme Coração Valente, mas basta perguntar para um escocês o que ele pensa da produção hollywoodiana para ouvir a resposta: ''É um belo filme de ficção. Mas não tem nada a ver com a história real. ''

A Historia
William Wallace nasceu em Elderslie, provavelmente no ano de 1272.Seu pai, Malcolm Wallace, era dono de algumas pequenas terras e trabalhava auxiliando a administração escocesa. William recebeu educação caseira de sua mãe e também deve ter estudado com os religiosos que viviam na paróquia de Paisley. Ele tinha dois irmãos: Malcolm Wallace Jr e John Wallace. Nesta época a Escócia vivia tempos de relativa paz sob o reinado de Alexander III****
Mas com a morte dorei em março de 1286, a disputa pelo trono escocês impulsionou uma série de disputas internas e atraiu a atenção do rei da Inglaterra, Edward I, o famoso Longshanks que aparece no filme "Coração Valente".

A briga dos nobres e a esperteza de Edward I:
"O problema da Escócia é que ela está cheia de... escoceses."

Os nobres escoceses acabaram por vender a liberdade do país em troca de suasposses na Inglaterra. Quando o trono da Escócia ficou vago, vários nobres reivindicaram o direito de usar a coroa. O processo todo que culminou no trono vago. saber que Robert Bruce, pai do futuro rei da Escócia, disputava o direito de reinar com mais doze nobres!
Todos os treze cercados de apoiadores dispostos a literalmente lutar pela coroa.
Óbvio que isso não ia dar certo.
Neste impasse, paratentar evitar um conflito maior entre as casas escocesas, o bispo William Fraser, da paróquia de St. Andrews, que era também um dos "Guardiões da Paz" da Escócia - os guardiões eram pessoas que formavam uma espécie de conselho para tentar, pela via diplomática, diminuir os conflitos na Escócia - sugeriu que o rei Edward I intermediasse a escolha do rei. Os nobres, por sua vez, não protestaramcontra a sugestão do bispo, provavelmente com medo de bater de frente com Edward I, já que todos também tinham terras na Inglaterra.

Como Edward I não era nem um pouco bobo - e foi nomeado Lorde Supremo da Escócia para realizar a escolha do novo rei ,ele aproveitou para, no dia 11 de junho de 1291, ordenar que todos os castelos escoceses respondessem diretamente à Coroa inglesa. Os funcionários...
tracking img