Cor e ph

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um indicador de pH, também chamado indicador ácido-base, é um composto químico[->0] que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução[->1], permitindo conhecer se a solução é ácida[->2], básica[->3] ou neutra. Estes corantes são dotados de propriedades halocrômicas[->4], que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.
Os indicadores de pH, são frequentemente ácidos oubases fracas. Quando adicionados a uma solução, os indicadores de pH ligam-se aos íons[->5] H+ ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração eletrônica destes indicadores e, consequentemente, altera-lhes a cor.
Dada a subjectividade em determinar a mudança de cor, os indicadores de pH não são aconselháveis para determinações precisas do valor do pH. Um medidor de pH, denominadopHmetro[->6], é frequentemente usado em aplicações onde são necessárias um maior rigor na determinação do pH da solução.
Os indicadores de pH são frequentemente utilizados em titulações[->7], na Química Analítica[->8]. Na Bioquímica[->9] pode ser utilizados com o objetivo de determinar a extensão de uma reação química[->10]
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Àcido-base e ph
Nonosso quotidiano, muitas vezes nos questionamos onde podemos encontrar ácidos e bases (fig.1). Um dos conceitos que mais tem evoluído com o desenvolvimento da Química é o de ácido-base.
Para os egípcios, gregos e romanos o vinagre era a única substância ácida conhecida. Ele resultava da “azedia” ou oxidação do vinho pelo ar. Ácido significava, literalmente, azedo.
Entre os alcalis (da palavra árabeal kali, que significava cinzas de plantas), nome que se dá ás bases que se dissolvem em água, figuravam a “potassa” (carbonato de potássio), obtida de cinzas de madeira, a “soda” (carbonato de sódio), obtida da evaporação de águas minerais, e a “cal” (óxido de cálcio), obtida pelo aquecimento de conchas.
As bases são as substâncias capazes de produzir as soluções básicas ou alcalinas, sendofrequentemente escorregadias; o bicarbonato de sódio e o sabão são bases, assim como a soda cáustica, uma substância que pode queimar a pele.
Segundo Lewis, uma base é qualquer substância doadora de um par de electrões.
As bases mais importantes no laboratório são : hidróxido de sódio : NaHO, hidróxido de cálcio : Ca(HO)2 , hidróxido de magnésio : Mg(HO)2, hidróxido de amónio : NH4HO.
Na naturezaos ácidos encontram-se nos frutos: o ácido cítrico é responsável pelo sabor amargo dos limões; o vinagre contém ácido acético; o ácido tânico da casca das árvores é usado no curtimento de peles. Os ácidos minerais mais fortes têm sido preparados desde a Idade Média. Um destes ácidos, aqua fortis (ácido nítrico), era usado pelos analistas para separar o ouro da prata. As baterias dos automóveiscontêm ácido sulfúrico, um ácido forte e corrosivo. Uma base apresenta características opostas às de um ácido.
Os ácidos são as substâncias capazes de produzir as soluções ácidas. Os ácidos mais importantes no laboratório são : ácido clorídrico: HCl, ácido sulfuríco : H2SO4, , ácido nítrico : HNO3, ácido fosfórico : H3PO4, ácido acético : CH3COOH.
Segundo Lewis, um ácido é qualquer substânciaaceitadora de um par de electrões.
Há ainda substâncias que dissolvidas em água não tem comportamento ácido nem básico. São as soluções neutras. São exemplos, o cloreto de sódio e o sulfato de sódio em soluções aquosas
No entanto, as soluções ácidas não são todas iguais, assim como as soluções alcalinas ou básicas.
É, então, necessário encontrar uma grandeza que nos permita estabelecer a diferençaentre soluções mais ou menos ácidas, mais ou menos básicas ou soluções neutras.
Para caracterizar quantitativamente a acidez ou basicidade das soluções, os químicos estabeleceram uma escala numérica, a escala de pH (fig.2). O pH de uma solução aquosa a 25ºC pode variar de 0 a 14, correspondendo o valor 7 às soluções neutras



Uma solução é tanto mais ácida quanto menor for o seu valor de...
tracking img