Cor harmonica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DA COR: HARMONIA
Tecnicamente, harmonia cromática é o resultado do equilíbrio entre cor dominante (que possui a maior extensão na composição), a cor tônica (coloração vibrante que dá tom aoconjunto) e a cor intermediária (meio termo entre a dominante e a tônica).
Todas as cores podem ser combinadas, o que não significa que o resultado será harmônico. Para que isso ocorra, deve-se buscaro resultado que proporcione maior conforto visual, arranjando as cores como um músico faz com as notas musicais. Daí, então, a semelhança terminológica entre a teoria musical e a cromática.
O estudoda harmonia não deve ser entendido como um limitador, e sim como um aliado que fornece o conhecimento necessário para se obter resultados melhores e até mesmo inusitados. Abaixo estão listados algunstipos possíveis de harmonias cromáticas:

HARMONIA MONOCROMÁTICA
Utiliza-se apenas de um matiz e sua variação de luminosidade

Foto: Camilla Guimarães

HARMONIA COMPLEMENTAR OU DE CONTRASTETambém conhecido como parelha, é formada por uma díade de complementares. Graficamente, é representada pelas cores situadas no diâmetro do círculo cromático.

Foto: Marcio Eugenio

HARMONIATRIÁDICA
É a tríade obtida por um triângulo equilátero inserido no círculo cromático. Dentre as tríades, a formada pelas cores primárias será mais forte.
É possível também obter uma tríade a partir de umtriângulo isósceles, deslocando as cores da base do triângulo para uma cor adjacente.

Foto: Camilla Guimarães

HARMONIA QUADRÁTICA
Formada por tétrades que definem um quadrado formado pela uniãode duas díades perpendiculares entre si. Também é possível fazer uma tétrade a partir de um retângulo formado por duas díades a 60⁰ entre si.

Foto: Marcio Eugenio

HARMONIA DERIVADA
Sãocombinações derivadas das citadas anteriormente, como o hexágono formado por duas tríades perpendiculares e o octógono formado por duas tétrades perpendiculares

HARMONIA ANÁLOGA
Obtida através de cores...
tracking img