Coqueria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia Mecânica

RELATÓRIO DE PROCESSOS SIDERÚRGICOS

COQUERIA

Relatório apresentado pela turma EGM09N1, do 9º Período de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras - Campus Vale do Aço na disciplina de Processos Siderúrgicos.

Autores:

Conteúdo
OBJETIVO 3
Resumo 4
INTRODUÇÃO 5
1. Carregamento 6
2. Coqueificação 7
2.1. Fornos De Coque 9
2.2. TopoDa Bateria. 10
2.3. Tubos De Ascensão. 11
2.4. Silos De Mistura 12
3. Descarregamento 12
3.1 Guia De Coque 12
4. Apagamento e Expedição 13
4.1 Locomotiva E Vagão De Extinção 13
4.2 Torre De Extinção 14
4.3 Rampa De Coque 14
4.4 Sistema De Transporte 15
5. CONCLUSÃO 17
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

OBJETIVO

Neste Trabalho visamos relatar o conceito deCOQUERIA, citar alguns de seus principais componentes e conjuntos para de forma clara e direta descrever sua funcionalidade. Além da parte estrutural procuramos descrever de maneira sucinta os processos resultantes dos sistemas citados e a metodologia do mesmo.

Resumo

Neste trabalho descrevemos uma coqueria em funcionalmente. Conceituamos o termo e o produto resultante do processo, o coque.Falamos um pouco de sua aplicação e onde é utilizado.
O caminho percorrido pela matéria prima até o seu produto final no sistema foi desmembrado, de maneira a enfatizar os principais pontos do processo. Abordamos o principio do processo com o carregamento, conceituamos e explanamos a coqueificação, descarregamento, apagamento até o final do processo onde ocorre a expedição.

INTRODUÇÃO

O carvãomineral não pode ser utilizado como tal nos ALTOS FORNOS, por conter uma série de impurezas e voláteis. Portanto, torna-se necessário submetê-lo a um processo denominado coqueificação.
O principal objetivo desse processo de coqueificação é o resíduo sólido que resulta ao final do processo, que é o coque (carvão coque), um produto com alto teor de carbono (>que 85%), matéria prima fundamentalno processo de produção do aço. Por isso toda siderúrgica tem em sua planta as famosas coquerias, que chegam a ter mais de duzentos fornos. Como por exemplo. Usiminas, Cosipa, Companhia Siderúrgica de Tubarão, Siderúrgica de Volta Redonda.
O coque é um tipo de combustível derivado do carvão betuminoso. Começou a ser utilizado na Inglaterra do século XVII. O coque obtém-se do aquecimento da hulha(ou carvão betuminoso), sem combustão, num recipiente fechado. Pode ser utilizado na produção de ferro gusa (alto forno), sendo adicionado junto com a carga Metallica.
A coqueria são grandes estruturas que possuem grupos de fornos , podem ter 30, 60, 90 ou mais fornos com mais de 3 metros de altura, por 0,5 metro de largura, esses fornos tem sua paredes de material refratário que permitem atransmissão de calor, no interior das paredes possuem câmaras de aquecimento a gás, cuja temperatura pode chegar a 1200 graus. Recebem uma mistura de carvão mineral (12 ton cada forno) que passam por um processo de destilação a seca, pois ocorre na ausência de oxigênio.
O termo Coqueria pode ser aplicado para englobar toda a área compreendida pelo pátio de carvão, baterias de fornos de coque e áreade produtos carboquímicos ou um conjunto de baterias de fornos de coque. O coque é obtido a partir da volatização da mistura de carvões minerais enfornada, que passa pelos processos de coqueificação , desenfornamento e resfriamento. Deve-se ressaltar a importância de recuperação dos produtos carboquímicos oriundos dos gases de destilação do carvão , beneficiados nas Usinas de Amônia anidra ,óleos leves e Alcatrão
As operações de uma coqueria se resumem em carregamento, coqueificação, descarregamento, apagamento e expedição.

1. Carregamento

A mistura de carvões armazenadas é carregada nos fornos por intermédio de um carro de carregamento, que se desloca sobre trilhos no topo da coqueria.
Esse carro é um equipamento móvel, que desloca-se sobre trilhos ao longo do topo da...
tracking img