Coque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 271 (67535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTOS AMBIENTAIS DO REFINO DE PETRÓLEO Jacqueline Barboza Mariano

TESE

SUBMETIDA

AO

CORPO

DOCENTE

DA

COORDENAÇÃO

DOS

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM CIÊNCIAS EM PLANEJAMENTO ENERGÉTICO.

Aprovada por: ___________________________________________________Prof. Roberto Schaeffer, Ph.D. ___________________________________________________ Prof. Eduardo Falabella Sousa-Aguiar, D.Sc. ___________________________________________________ Prof. Luís Pinguelli Rosa, D.Sc.

___________________________________________________ Prof. Maurício Tiomno Tolmasquim, D.Sc.

RIO DE JANEIRO, RJ – BRASIL FEVEREIRO DE 2001

MARIANO, JACQUELINE BARBOZA ImpactosAmbientais do Refino de Petróleo [Rio de Janeiro] 2001 VIII, 216 p. 29,7 cm (COPPE/UFRJ, M.Sc., Planejamento Energético, 2001) Tese - Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE 1. Impactos Ambientais I. COPPE/UFRJ II. Título ( série )

ii

A Deus, meu Pai Criador, e criador do meu amado planeta Terra.

iii

Agradecimentos

A Deus, pelo apoio nos momentos fáceis e difíceis. Aos meusorientadores, os Professores Roberto Schaeffer e Eduardo Falabella, pela disponibilidade, pela paciência, e acima de tudo, pela seriedade e competência com que desempenham o seu trabalho. À CAPES, pelo apoio financeiro. Ao meu querido pai, Mariano, também pelo apoio financeiro, mas acima de tudo pelo apoio moral, pelo amor e pela amizade. A todos os Professores do Programa de Planejamento Energético,verdadeiros “mestres” na área do conhecimento, e especialmente aos Professores Maurício Tolmasquim e Alessandra Magrini, pelas valiosas sugestões que contribuíram, e muito, para a melhoria do presente trabalho. Aos Professores Josimar Ribeiro e Geraldo Lippel, pela gentileza com que me emprestaram diversos livros, fundamentais para a elaboração deste trabalho. Ao Engenheiro Elie Abadie, pelagenerosidade com que me cedeu suas apostilas. Ao Professor Hubmaier Lucas de Andrade, pela delicadeza e presteza com que gentilmente me forneceu muitas informações. À amiga Mônica Piccolo, pelas incansáveis palavras de incentivo e pelo exemplo de uma profissional muito bem sucedida. A todos os meus amigos e colegas do PPE, que sem dúvida tornaram os meus dias de trabalho bem mais agradáveis. Gostariade agradecer também e especialmente, a: À amiga Aline Guimarães Monteiro, pela generosidade, carinho e amizade que sempre dispensou a mim e ao meu trabalho. Ao amigoAlexandre Szklo, pelas sugestões, por todas as informações e pelas discussões proveitosas. Ao amigo Adriano Santhiago, pelo artigo sobre Custos Ambientais.

iv

Ao amigo Ricardo Gorini, pela amizade, pelas ajudas sempre oportunase pelas piadas. Ao amigo Roger Loyola, pela amizade, pela companhia e pela contribuição fundamental ao Capítulo sobre Custos Ambientais. Ao amigo Edson Montez, pelas contribuições sempre pertinentes, oportunas e bem humoradas. À amiga Maria Sílvia Muylaert, por todo o incentivo e pelas valiosas “dicas”. Ao amigo Hugo Repsold Jr., pela gentileza com que me recebeu na Petrobras. Ao amigo SérgioCunha de Lucena pelas informações sobre a Refinaria de Manguinhos. A todos os funcionários do PPE, Paulo, Sandrinha, Simone, Maria Monteiro, Deivid, Daisy, Cláudia, Sílvio, Mônica, Rita, e Letícia, sem o apoio dos quais a elaboração deste trabalho não teria sido possível.

v

Resumo da Tese apresentada à COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre emCiências (M. Sc.)

IMPACTOS AMBIENTAIS DO REFINO DE PETRÓLEO

Jacqueline Barboza Mariano Fevereiro/2001

Orientadores: Roberto Schaeffer Eduardo Falabella Sousa-Aguiar

Programa: Planejamento Energético Este trabalho tem por objetivo analisar os principais impactos ambientais da indústria de refino de petróleo, dando ênfase aos impactos sobre o meio físico, gerados pela poluição do ar, da água...
tracking img