Copia Do Trabalho Ppp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL









PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- A ESCOLA



















2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL










PORTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- A ESCOLA


Portfólio de Pesquisa e Prática Profissional- A Escola apresentado à UTA- Fundamentos Pedagógicos, no curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro UniversitárioInternacional- UNINTER.

















2015
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
4 REFERÊNCIAS 10




















1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com o objetivo de abordar, de forma interdisciplinar, a disciplina Pesquisa e Prática Profissional – a Escola, na UTA – Fundamentos Pedagógicos no Curso de Pedagogia.
Vamos apresentar alguns elementosbásicos para a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola. Esse projeto é um documento onde está registrado o que a escola deve se basear para o trabalho pedagógico, que deverá ser construído de uma forma coletiva, onde serão traçadas as prioridades e metas que a escola deseja alcançar.
Vamos conhecer um pouco sobre a Gestão Escolar, o Conselho Escolar, Conselho de Classe, Associação dePais, Professores e Funcionários e, Grêmio Estudantil.
Como metodologia foram realizadas várias pesquisas em livros bibliográficos e em artigos de sites da internet.


















2. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O Projeto é um documento que propõe uma direção política e pedagógica para o trabalho escolar.
É a identidade da escola. Esse projeto deve ser uma construção coletiva, elaborado apartir da realidade da escola, onde a participação de todos os funcionários da instituição de ensino, representantes da comunidade, conselhos escolares, pais e alunos, é fundamental para que se chegue ao objetivo final, que é de melhorar a prática educativa. É através dele que serão traçadas as prioridades e as metas estabelecidas e os meios pelos quais se espera alcançá-los.
Planejar econstruir o PPP,é ter compromisso com uma educação de qualidade e participativa. É uma união entre a escola e a comunidade. É trilhar um caminho com foco na aprendizagem, dar opiniões e responder questionamentos.
O PPP precisa ser sempre revisto, para melhor servir as necessidades das escolas, havendo sempre uma necessidade de busca do mesmo, como diz VEIGA:
O Projeto Político Pedagógico aponta um rumo,uma direção, um sentido explícito, para um compromisso estabelecido coletivamente. O Projeto Político Pedagógico, ao se constituir em processo participativo de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando pessoal eracionalizado da burocracia, permitindo as relações horizontais no interior da escola (VEIGA, 1998, p.13).

A importância do PPP está no fato de que ele passa ser a direção, um rumo para as ações da escola.
Segundo Libâneo (2004), é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais legais dosistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
O desafio que se coloca ao PPP da escola é o de proporcionar uma qualidade para todos.
Segundo Veiga (1998), há vários caminhos para a construção do PPP, uma vez que ele retrata o entendimento e o percurso possível trilhado em cada escola. Todavia, é possível apontar três movimentos básicos nesse processo de construção,chamados pela autora de Ato Situacional, Conceitual e Operacional.
Ato Situacional: Descreve a realidade da escola, conhece os seus conflitos e contradições e define onde é importante agir.
De acordo com VEIGA, 1998, p. 23-24
O ato situacional descreve a realidade na qual desenvolvemos nossa ação: é do desvelamento da realidade sociopolítica, econômica, educacional [...] significa, portanto, ir além...
tracking img