Coperativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é cooperação? É a maneira pela qual indivíduo, famílias ou comunidades com interesses em comuns constituem um empreendimento, neste, os direitos todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre seus integrantes na proporção de sua participação na organização.
2. O que é cooperativismo? É um movimento internacional, que busca constituir uma sociedade justa, livre e fraterna embases democrática, através de empreendimentos que atendam ás necessidades reais dos cooperantes, e remunerem adequadamente cada um deles.
3. O que é cooperativa? É Uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida. No Brasil,cooperativa é uma sociedade de no mínimo 20 pessoas físicas com interesse em comum, economicamente organizada de forma democrática.
4. O que é cooperante? Cooperante, denominado também de associado, ou cooperado, é o trabalhador urbano ou rural de qualquer atividade econômica, que associa para participar ativamente de uma cooperativa, assumindo as responsabilidades, direitos e deveres que sãoinerentes. Os deveres do cooperante: Integralizar as cotas-parte de capital; Operar com a cooperativa; Observar o Estatuto social da cooperativa; Cumprir fielmente com os compromissos; Respeitar as decisões da Assembléia Geral e do conselho Diretor; Cobrir sua parte quando forem apuradas perdas no fim do exercício;Participar das atividades da cooperativa.
5. As sociedades cooperativas são consideradas:I- Singulares constituídas por no mínimo 20 pessoas físicas, as cooperativas singulares, se caracterizam pela a prestação direta de serviços aos associados. II- Cooperativas centrais ou federações de cooperativas as constituídas, de no mínimo 3 singulares, podendo admitir associados individuais, objetivando em organizar em maior escala os serviços econômicos e assistência de interesse dosfiliados, orientando-os para suas atividades. III- Confederações de cooperativas, as constituídas pelo número mínimo de 3 centrais da mesma ou diferente modalidades.
6. Por que a cooperativa é autogestionado? Porque elas são livres para nascer e tornam plenamente responsável pelos seus atos; Porque o cooperante será sempre o dono da organização, com todos os deveres, direitos de responsabilidade depráticas societárias; A administração de uma cooperativa exige competência técnica e profissional de seus dirigentes, cooperantes e empregados;
7. Administração de uma cooperativa: É de total responsabilidade de seus cooperantes. Para viabilizar esse processo, são eleitos em assembléias gerais, o conselho de Administração e o conselho fiscal, que são formados por cooperantes e tem duração erenovação, que tem funções específicas no estatuto social da cooperativa.
Assembléia geral: É o órgão supremo da cooperativa, que conforme a legislação e o estatuto social tomarão todas as medidas e decisões da sociedade cooperativa.
8. Confederações de cooperativas: Três ou mais Federações centrais podem constituir uma confederação
9. Federações ou cooperativas centrais. Três ou mais cooperativas podemconstituir uma Federação ou cooperativa Central.
10. Cooperativismo no Brasil; O movimento cooperativo começou a ser conhecido no Brasil por volta de 1841, quando o imigrante francês benolt jueis tentou fundar, na localidade de palmital uma colônia de produção de consumo.
Assembléia Geral, ocorre durante o exercício social:
11. Assembléia Geral Ordinária(AGO): é realizada obrigatoriamente umavez por ano, no decorrer dos 3 primeiros meses, após o exercício social. Ela discuti: Eleição e posse dos componentes dos conselhos prestação de contas dos orgãos administrativos, balaço geral, demonstrativos, quaisquer assunto de interesse do quadro social;
12. Assembleia Geral Extraordinária( AGE), é realizada sempre que necessário, sobre qualquer assunto da cooperativa. Ex: Reforma do...
tracking img