Copa do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE BILAC




GLOBALIZACAO E VISAO DE FUTURO







Antonio Tierno de Siqueira, RA 130976

Katyane Bianchi Candido de Freitas, RA 130970

Lidia Aparecida Dias Silva, RA 130937

Luciana Santos, RA 131000

Mariana Ribeiro de Aguiar, RA 130973

Priscila Roberta Alves da Silva, RA 130999







COPA DO MUNDO – A FAVORTrabalho apresentado como requisito de aprendizagem para a disciplina Globalizacao de Visao do Futuro do curso de Administração - Contabilidade da Faculdade Bilac.
Orientador: Profº Msc. Tomaz Augusto Castrisana
.SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2013






INTRODUÇÃO





Esse trabalho abordou aspectos relacionados ao evento da Copa do Mundo da FIFA-2014 que ocorrerá no Brasil, utilizando-se de pesquisas realizadas em sites oficiais ligados aoevento, assim como artigos e reportagens sobre o tema.

Há diversas opiniões acerca dos pros e contras de um país sediar um evento desse porte, porem este trabalho concentrou-se exclusivamente em apontar quais são os benefícios gerados pelo acontecimento, que extrapola o evento em si, podendo movimentar a economia por anos após sua realização.

A paixão pelo futebol pode ser considerada umadas características mais marcantes do povo brasileiro e sediar um evento dessa importância ganha um sentido peculiar.

Do ponto de vista econômico, irá movimentar a economia do país através da geração de novos empregos, aumento do turismo, do consumo, grandes obras de infraestrutura, aumento da arrecadação de impostos, entre outros.

Sob outra ótica, o evento possibilita maior visibilidadeinternacional do país, demonstrando sua capacidade de organizar um evento desse porte e abre caminhos para recebimento de investimentos e recursos do exterior para aplicação em outras áreas de desenvolvimento que sejam interessantes para o pais.

Os sucessos e fracassos ocorridos no passado não podem servir de sentença para acontecimentos que estão por vir. O fator determinante do sucesso daCopa do Mundo FIFA – 2014 no Brasil será a capacidade do país de realizar um planejamento estruturado e de executá-lo eficazmente.





































DESENVOLVIMENTO




Copa do Mundo


A Copa do Mundo da Fifa chegará à 20ª edição no Brasil daqui a pouco mais de 15 meses. De acordo com o Governo Federal (www.portaldacopa.com.br), osprincipais benefícios que eventos como esses podem trazer para um país, em especial para as cidades-sede são: os investimentos em transporte, educação, habitação, complexos viários, viadutos, obras de sinalização e promoção de acessibilidade, investimentos esses que mesmo depois de terminado o evento continuarão no país beneficiando sua população.

O gosto pelo futebol parece ser uma das poucasunanimidades nacionais do Brasil. As diferenças sociais, políticas e econômicas, tão marcantes no dia-a-dia do país diluem-se quando a equipe verde-amarela entra em campo e entoa o hino nacional. A paixão nacional pelo futebol pode ser observada diariamente em noticiários, assim como em rodas de conversas informais, em todos os cantos do pais, porem fragmentadas nos diversos times de futebolexistentes. De alguma forma, a nação brasileira somente se vê inteira durante as Copa do Mundo de Futebol.


Dados sobre o Brasil


Área total: 8.514.876 km2
Extensão da costa: 10.959 km (IBGE)
População: 193 milhões de habitantes (IBGE, 2008)
Número de municípios: 5.507 (IBGE, 2000)


Números do futebol
Clubes: 29.208...
tracking img