Copa do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 A COPA DO MUNDO COMO OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO 4
2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: 5
2.2 ORGANOGRAMA 7
2.3 CUIDADOS A SEREM TOMADOS QUANTO AS DECISÕES 7
3 SALVADOR CIDADE SEDE DA COPA E A INFLUENCIA SOBRE SEUS MUNICIPIOS. 8
4 CUSTO BENEFICIOS PARA A REALIZAÇÃO DA COPA. 10
5 TIPOLOGIA TEXTUAL: A COPA DO MUNDO É NOSSA. 12
5.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 13
5.2 EXEMPLO DEFIGURA 13
5.3 EXEMPLO DE QUADRO 14
5.4 EXEMPLO DE TABELA 14
6 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
APÊNDICES 18
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 19
ANEXOS 20
ANEXO A – Título do anexo 21
INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado pelos alunos do 1º semestre de bacharelado em administração da Universidade Norte do Paraná, com o objetivo de estudar ocaso de uma empresa especializada em transporte executivo, em que o proprietário pretende usar a copa do mundo como uma oportunidade de crescimento. Serão analisados os principais aspectos positivos e negativos da realização da copa do mundo no Brasil e as oportunidades encontradas para o crescimento da empresa do caso.





x A COPA DO MUNDO COMO OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO xA Copa do Mundo de 2014 será sediada no Brasil, motivo de muitas discussões, já que um evento desse porte trará grandes impactos para o país, tanto positivos quanto negativos.
Falando em aspectos positivos podemos destacar a geração de empregos diretos e indiretos, qualificação da mão – de – obra, sem falar nos grandes investimentos em infraestrutura, transportes públicos,segurança, hotelaria e esporte.
A copa no Brasil como em qualquer outro país vai gerar um grande fluxo de turistas estrangeiros, uma grande oportunidade para quem trabalha com transporte e turismo, como é o caso de Gilberto, empresário dono da ZZZ Transporte Executivo, que sonha em expandir o seu negócio para crescer ainda mais com a copa do mundo.
Mas por outro lado a copa domundo também tem seus aspectos negativos. Estimasse que o Brasil terá um gasto de aproximadamente R$ 33 bilhões, segundo a presidente da republica Dilma Rousseff. Ai fica a pergunta: Será que este dinheiro será bem investido? Com tanta gente passando necessidades e sem uma educação de qualidade, esse investimento não faria uma diferença maior investidos em saúde e educação? E depois que acabar acopa, esse investimento terá um retorno?
São perguntas que surgem na cabeça de todo brasileiro, mas como disse a nossa Presidente, o evento tornará o Brasil uma vitrine internacional.
Como muitos empresários, Gil vê uma grande oportunidade de crescimento com a copa, e Salvador sendo uma das cidades escolhidas para sediar os jogos, já que a cidade terá muitos investimentospúblicos e privados, além de haver um grande fluxo de turistas durante o período dos jogos, essa é sim uma grande oportunidade para Gil que sonha em crescer,em contato direto com agencias internacionais de turismo, Gil poderá até ter exclusividade no transporte de turistas estrangeiros valorizando mais o seu negocio.
Gilberto é um empresário esperto e focado nos seus objetivos. Comoobjetivo principal ele pretende atender todo o público estrangeiro, principalmente as socialites, empresários e executivos, e o alto escalão da sociedade internacional, procurando um crescimento significativo no seu faturamento.
A ZZZ Transporte é treinada para atender clientes exigentes, todos os seus funcionários são bilíngues e conhecem bem a Bahia, por esse motivo Gilbertodeseja atender os clientes que tenham um poder aquisitivo maior, clientes exigentes, que preferem o luxo e o glamour, madames e barões do petróleo, que estejam dispostos a pagar um valor relativamente alto para receber um serviço de transporte de qualidade com conforto e sofisticação.



As obras de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 vão consumir cerca de R$ 33 bilhões,...
tracking img