Copa do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fifa diz que Copa do Mundo de 2014 será a mais sustentável da história

Rio de Janeiro. O diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Fifa, Federico Addiechi, reforçou na última sexta-feira (22), durante palestra na Rio+20, que a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, será a "mais sustentável de todas". O diretor reconhece os impactos negativos que a competição trará ao País, mas afirma queeles serão superados pelos positivos.

O diretor defende a utilização da publicidade gerada pelo Mundial para divulgar medidas de desenvolvimento sustentável. "A Copa do Brasil será vista por metade da população mundial, então é uma oportunidade para dar mais força a essas questões".

O Rio de Janeiro será uma das cidades-sede do campeonato FOTO: REUTERS

Na última terça-feira, também duranteevento da Rio+20, Addiechi anunciou investimento de R$ 40,7 milhões no Brasil, pela Fifa, para a implementação da estratégia de sustentabilidade da competição até 2014. O valor corresponde a 0,7% da arrecadação da entidade.

O secretário executivo do ministério do Esporte, Luís Fernandes, único representante do governo federal no Comitê Organizador Local (COL) da Copa, frisa a decisão do Brasilde solicitar, sem que a Fifa exigisse, a certificação ambiental internacional LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental), concedida pela ONG Green Building Council. "Agora, a Fifa quer levar a experiência do País para as próximas Copas do Mundo", comenta.

Desaceleração

Também presente à palestra, o arquiteto espanhol Pablo Vaggione, do Banco Interamericano deDesenvolvimento (BID) - um dos principais financiadores das obras relacionadas à Copa do Mundo nas cidades brasileiras - deixou o alerta. "Vocês precisam estar preparados para a desaceleração de eventos logo após o fim do Mundial", avisa o espanhol.

Segundo afirma, a transformação de Barcelona não terminou em 1992, quando a cidade espanhola sediou os Jogos Olímpicos, "mas começou". "Não se podedesperdiçar o dia seguinte à Copa", acrescenta.

A Rio+20 foi fechada com lições negativas e positivas para absorver na caminhada para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O trânsito foi considerado o principal ponto negativo da organização. O coronel Milton Corrêa da Costa, especialista em segurança, diz que o planejamento de tráfego falhou, sobretudo, nos primeiros dias da conferência. Ele classificacomo discreta a atuação das equipes de segurança, que, diferentemente da Rio 92, não desfilaram aparatos bélicos nas ruas da cidade.

"O trânsito não pode parar em razão de um megaevento. Isso precisa ser muito estudado para que não se repita, por exemplo, na Jornada Mundial da Juventude, no ano que vem. Não teremos chefes de Estado, mas serão milhões de jovens reunidos no Rio. A engenharia detráfego terá que buscar soluções", ressalta o coronel.

Outra dificuldade apontada foi a infraestrutura de alojamentos para os participantes de eventos da sociedade civil. O sambódromo, por exemplo, foi alvo de reclamações durante a conferência.

Eventos paralelos são destaque da Conferência

Rio de Janeiro A Rio+20 pode ser considerada a maior conferência realizada pela Organização das NaçõesUnidas (ONU, sobretudo quando se leva em consideração os eventos paralelos, dizem especialistas.

Mas o seu resultado oficial, expresso num documento considerado pouco ambicioso, apequenou, na análise de ONGs e da sociedade civil. O texto reflete a unanimidade possível de ser obtida entre os 193 países-membros. Mesmo assim, ainda há motivos para o resultado não ser considerado um fracasso total,como avaliam representantes da prefeitura e do governo federal.

Conquista

Em relação a conteúdo, o governo brasileiro reconhece que o documento final da Rio+20 poderia ter ido além. As limitações, de acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foram impostas pela necessidade de obter unanimidade para aprovar uma resolução.

No discurso oficial, entretanto, o resultado da...
tracking img