Copa do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Neste artigo, abordaremos as várias possibilidades de investimento e desenvolvimento em diversas áreas sociais e econômicas, em virtude da realização da Copa do mundo de 2014 no Brasil, bem como as concepções divididas daqueles que são contra e á favor da realização deste evento.
Para reforçar o tema, incluímos um resumo do “estudo de caso – A Copa do Mundo é nossa” tratandoespecificamente sobre o mundial de 2014. Citamos também em diversas ocasiões o personagem Gilberto, retratado no estudo, que analisando sua trajetória de vida pessoal e profissional, originou a discussão do tema.



2 A COPA DO BRASIL DE 2014
No texto “A COPA DO MUNDO É NOSSA – 2014” é apresentado o caso de Gilberto, um empresário baiano que construiu uma empresa sólida no ramo de TransporteExecutivo. Durante o período de estruturação da sua empresa, ele apostou nas linhas de créditos do banco onde trabalhava antes de se formar para trazer os seus primeiros clientes.
A empresa teve um inicio com muitas dificuldades, com uma Van, um carro e um telefone. Anos depois, a frota era formada por 12 Vans, 5 micro-ônibus e 11 carros de luxo, 30 motoristas, uma equipe de atendimento muito bemqualificada e duas sedes – a matriz em Salvador e a filial de Camaçari.
Antes de se formar em administração de empresas, Gilberto não sabia se agradava o seu pai, que era taxista, ou sua mãe, uma doceira habilidosa que queria que seu filho estudasse para ter um bom futuro. No entanto ele tinha uma certeza: Ter o seu próprio negócio.
Gilberto viu sua oportunidade quando recebeu uma pequena herançade sua mãe, da parte de seu avô, que viera a falecer. Seu avô era caminhoneiro e sempre o levava junto em algumas viagens durante suas férias. Ele então aproveitou o fato de que a montadora de carros Ford acabava de inaugurar a fábrica em Camaçari, e junto com ela outras empresas do setor automobilístico, bem como do complexo petroquímico que estava instalado na cidade.
O Complexo IndustrialFord possui a capacidade para produzir 250 mil veículos por ano, ele trouxe não só uma grande transformação social na região como também introduziu conceitos inovadores de produção e de conservação ambiental. Tecnologia de última geração, além de um dos mais altos níveis de automação, são características marcantes da fábrica - fatores que contribuem para o elevado padrão de eficiência e qualidade desuas operações.
Gera mais de 8 mil empregos diretos, além de 80 mil postos de trabalho indiretos. Isso produz resultados sensíveis na atividade econômica da região, que também foi beneficiada com a melhoria da infra-estrutura nas áreas de transporte, educação, saúde e comunicação. Cerca de 90% dos empregados são da própria região e, especialmente, de Camaçari e Dias D'Ávila, municípios vizinhosà fábrica. O recrutamento respeita a diversidade étnica e cultural da população, sendo que 40% das vagas são destinadas às mulheres e 70% aos afros descendentes.
Camaçari possui o quinto maior PIB (Produto Interno Bruto) industrial do Nordeste, o segundo da Bahia, de R$ 10 bilhões, sendo o município mais industrializado do Estado, respondendo sozinho por 35% das exportações.
Á partir de umaanálise criteriosa e diante deste cenário, surgiu então à empresa de transportes de Gilberto, cuidadosamente estruturada para atender os executivos nos translada Salvador x Camaçari. Como era de se esperar, este tipo de clientes são pessoas extremamente exigentes, por isso seus carros eram modelos de luxo equipados com todo tipo de conforto que a tecnologia pode oferecer. Sua equipe recebeutreinamento adequado para estar á altura dos mais altos padrões de qualidade.
2.1 OPORTUNIDADE A VISTA - A COPA DO MUNDO 2014 NO BRASIL
O processo para a escolha do Brasil como sede da copa de 2014 começou em 2003, quando ficou decidido que algum membro da CONMEBOL cederia o evento. Colômbia, Argentina e Brasil foram indicados. Mas, em 2006, a confederação decidiu que apresentaria o nosso país como...
tracking img