Copa do mundo sob um olhar critico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
onsequências da Copa de 2014 no Brasil
Um dos eventos mais esperados pela população mundial é a Copa do Mundo. No Brasil, com o fanatismo pelo futebol, isso não é diferente. O evento, que é celebrado de quatro em quatro anos, terá o país como sede em 2014, e isso levanta discussões internas: quais os benefícios e malefícios que isso trará ao "o país do futebol"?
Podemos citar o turismocomo exemplo de benefício. É exigido pela FIFA, órgão que organiza o evento, que as cidades ofereçam uma infraestrutura capaz de suportar um grande número de turistas, além de oferecer serviços de qualidade. Com a grande entrada de pessoas de outros países, haverá diversidade cultural, além de crescimento econômico. Além disso, serão feitas melhorias em várias áreas como de transporte urbano esetor de hotelarias - que durarão mesmo após o término da Copa - por todo o país. Uma boa consequência é a grande geração de empregos. Em contrapartida, há o superfaturamento de obras, que as vezes até triplica o orçamento inicial. O desvio de verbas é constante em obras de grande porte, como reformas de estádios e construções de aeroportos. Portanto, a organização necessária para a promoção da Copaé tão grande quanto a responsabilidade assumida pelo governo brasileiro.
É necessário entender que a conscientização de pessoas envolvidas em projetos de grandes estruturas, é imprescindível para que os malefícios sejam reduzidos. Para que o Brasil passe uma idéia positiva para o resto do mundo, o governo deve cumprir todas as exigências dentro dos prazos, mostrando que é capaz de realizareventos de grandes portes. Além disso, deve ser feita uma aplicação correta dos ganhos, evitando que os benefícios sejam passageiros e que tragam melhorias à vida dos cidadãos brasileiros.
COMENTARIO Ao receber a notícia de que a copa de 2014 será realizada no Brasil,não pude deixar de ficar contente já que sou apaixonado pelo futebol. Entretanto, após a sensação de contentamento, me veio uma séria preocupação quanto às conseqüências que isso trará para a população, especialmente para os mais pobres.
Moro no Rio de Janeiro, cidade que há pouco tempo foi sede do pan-americano. Em nome da segurança da cidade para a realização do evento, a polícia realizoudiversas operações em favelas com uso arbitrário de violência, cometendo homicídios e barbaridades.
Nessa hora, me lembro do filme ?Tropa de Elite?, que retrata as operações violentas da polícia para garantir a segurança da cidade durante a passagem do papa. Em 2014, vai ocorrer a mesma coisa, só que em vez de ?botar na conta do papa?, será na conta Da copa. Isso sem falar na questão do dinheiropúblico, com a qual também me preocupo. Deverá haver vultuosas obras nos estádios para que estes se ajustem às exigências da FIFA. E deve haver um controle rígido para que estas obras não sejam superfaturadas, como é de costume em nosso país.

Enfim, antes de comemorarmos a nomeação do Brasil para país sede da copa do mundo de 2014, deveremos pensar nas graves conseqüências que poderão sergeradas em razão desta nomeação.
Copa do mundo de 2012
O povo brasileiro, como todos os povos do mundo, pratica e ama esportes. Talvez mais que outros povos do mundo, os brasileiros têm grande paixão pelo futebol. Recebemos com grande hospitalidade e alegria aqueles que, de todas as partes do mundo, vêm conhecer nossa riqueza cultural, música, patrimônio histórico, nossa extraordinária diversidadeambiental. Com alegria abraçamos o mundo, mas nem por isso podemos esconder nossos problemas, nossas mazelas. A maior delas é a dramática injustiça social e ambiental que constitui lamentável marca da história e da realidade atual deste imenso país.
Em 2007 o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Desde o início, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e...
tracking img