Copa do mundo de 2014 no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO EXECUTIVO DOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA E INDÚSTRIAS DE BASE – ABDIB SOB A ÉGIDE DO TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA N. 01/2008 (ME/CBF/ABDIB)

INTRODUÇÃO
Como parte das iniciativas para preparação e organização da Copa do Mundo FIFA 2014 foi formalizado, em 13 de maio de 2008, Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Esporte (ME), aConfederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base – ABDIB tendo como objeto a elaboração de estudos e projetos, pela ABDIB, visando subsidiar a União, Estados e Municípios no que concerne à infraestrutura necessária para a realização do referido certame futebolístico.
Entre maio de 2008 e março de 2009, um conjunto de mais de 50 (cinqüenta)profissionais, envolvendo consultores, técnicos e especialistas nas diversas áreas de infraestrutura procederam a visitas de caráter institucional e técnico junto às 18 (dezoito) cidades candidatas a sediar os jogos da Copa 2014 com objetivo de colher informações e dados para avaliação de centenas de projetos de investimento.
O estudo desenvolvido pela ABDIB concentrou-se em nove dimensões específicasde infraestrutura a seguir elencadas:
· Mobilidade urbana;
· Aeroportos;
· Portos;
· Rede Hoteleira;
· Rede Hospitalar;
· Energia;
· Saneamento;
· Segurança e
· Telecomunicações.
Para cada uma das 18 (dezoito) cidades candidatas foi desenvolvido um relatório de avaliação e diagnóstico da situação da infraestrutura urbana tendo como premissa de análise a identificação e seleção de 48(quarenta e oito) indicadores de desempenho específicos, associados às diversas (nove) áreas de infraestrutura analisadas.
Foi ainda elaborado, pela ABDIB, relatório resumo de diagnóstico do conjunto das cidades avaliadas denominado “Relatório de Análise da Infraestrutura das Cidades Candidatas à Copa do Mundo FIFA Brasil 2014”.
A partir destes elementos, o Ministério de Esporte (ME) selecionou, notrabalho desenvolvido pela ABDIB, os diagnósticos elaborados para cada cidade candidata, considerando as nove dimensões analisadas, bem como respectivos quadros resumo de quantidade e custos dos projetos de investimento avaliados como relevantes e pertinentes para melhoria da infraestrutura urbana no âmbito da preparação da Copa 2014, em cumprimento ao disposto na alínea “a” do item II da CláusulaSegunda do Termo de Cooperação Técnica, na qual o referido órgão se compromete a publicar, em seu respectivo sítio eletrônico na Internet, os resultados
obtidos dos estudos e projetos desenvolvidos.
O resumo da seleção efetuada, considerando cada cidade candidata, é apresentado no tópico a seguir.

SÍNTESE DA AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA URBANA DAS CIDADES CANDIDATAS A SEDE DA COPA DO MUNDOFIFA 2014

BELÉM - PA

DESTAQUES
Transportes – Aeroportos e Portos: Os indicadores de aeroportos apresentam-se acima do valor Ideal em todos os casos. Os terminais, pistas de pouso e decolagem não estão saturados.
A cidade apresenta uma baixa taxa de ocupação dos seus vôos internacionais.

OPORTUNIDADES
Rede Hoteleira: A cidade de Belém oferece margem para a oferta de quartos na categoriaLuxo para os turistas que buscarem esse perfil de habitação, porém, para a categoria Superior, já está no limite do que é considerado o Mínimo para ser oferecido aos turistas. Tendo em vista a situação em que se encontra hoje, existe a necessidade de novos investimentos em todas as categorias hoteleiras, com exceção da categoria Luxo.
PONTOS DE ATENÇÃO

Transportes – Mobilidade Urbana: Três dosquatro indicadores avaliados se encontram abaixo do valor Mínimo e somente o indicador de Habitantes por Táxi se encontra em situação acima da Ideal. Belém precisa de investimentos para melhorar os indicadores nesta dimensão.

Energia: A cidade apresenta os indicadores de suprimento acima do nível Ideal, mas os principais indicadores de fornecimento (DEC e FEC), apresentam valores abaixo do...
tracking img