Copa 2014

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Copa pode sim trazer benefícios para o país, desde que haja uma organização responsável.
O primeiro aspecto que se deve ressaltar é que a realização de um evento dessa magnitude, algo jamais vistono Brasil, exigirá um planejamento de médio prazo, algo que não é comum para os administradores públicos brasileiros, acostumados a pensar obras que angariem votos, o que leva ao imediatismo e aodesprezo por planos que se destinem a ordenar o futuro. Como agora não há saída, pois realizar a Copa é uma obrigação, os governos federal, estaduais e municipais envolvidos terão que imaginar um cenárioconsiderado adequado para 2014 e deverão estabelecer objetivos, metas e ações para a obtenção dos resultados desejados. Não pode haver espaço para aventuras administrativas. Será necessário ocomprometimento com os projetos considerados relevantes, independente de quem esteja no poder. Não poderá haver obra abandonada.
Portanto, a Copa pode acabar forçando a uma mudança de hábitos naAdministração Pública, o que é extremamente positivo.
Do ponto de vista econômico, não se pode colocar na conta como crédito de maior relevância o incremento do ingresso de turistas durante a Copa e a geração deempregos causada pelas obras que deverão ser feitas, isso por uma simples razão: um investimento de bilhões de dólares não se justifica por um benefício limitado no tempo, com prazo certo de duração.Caso seja o benefício temporalmente definido pode-se afirmar, sem margem de erro, que a Copa seria um péssimo negócio.
Assim, é fundamental que o planejamento para a realização da Copa consigaidentificar quais os benefícios permanentes para economia, avaliação, aliás, que deveria ter sido feita com profundidade antes mesmo da apresentação da candidatura. De qualquer forma, o êxito da competiçãoe uma boa organização podem melhorar a imagem do Brasil no exterior, afastando a imagem de país violento e tolerante com a prostituição infantil e outros delitos, e aumentar a nossa participação...
tracking img