Copa 2014

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura política e econômica do Brasil para promoção da Copa do mundo e sua relação com o comércio internacional

Comércio internacional
Parcerias internacionais para a realização e estruturação da Copa 2014

O Brasil vem passando por uma onda de eventos de cunho internacional seguindo a globalização e se instalando na como um país de alta relevância para a econômia global. O número deeventos internacionais sediados pelo Brasil cresceu 390% nos últimos nove anos. De acordo com relatório da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês), o país recebeu 239 eventos no ano passado, crescimento expressivo na comparação com os 62 eventos sediados em 2003.
O levantamento mostra ainda que 2011 foi o melhor ano do Brasil na captação de congressos econvenções internacionais. O país é o sétimo no ranking mundial e o único sul-americano na lista dos 20 maiores do setor. 
O ranking é liderado pelos Estados Unidos, que recebeu 759 eventos internacionais no ano passado. Em seguida vêm Alemanha, Espanha, Reino Unido, França e Itália. Depois do Brasil, aparecem China, Holanda e Áustria.
O Rio receberá jogos da Copa das Confederações no ano quevem, da Copa do Mundo de 2014 e também sediará a Olimpíada de 2016. Além desses três eventos, em julho de 2013, será realizada a Jornada Mundial da Juventude, evento promovido pela Igreja Católica que trará o papa ao Brasil.
O cenário positivo para a economia brasileira, aliado à realização da Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016, intensificou o interesse de companhias estrangeiras eminvestir no mercado nacional.
Enquanto grande parte dos recursos em infraestrutura devem se concentrar em construtoras brasileiras, a tendência para os próximos anos é que se acentuem os investimentos no país por parte de pequenas e médias empresas de outros países, atraídas pelas oportunidades no pulverizado mercado de serviços. 
Apesar das dificuldades em se obter um valor exato da entrada decapital estrangeiro por conta dos inúmeros projetos ligados aos eventos que ainda não foram aprovados, as projeções apontam para a inserção de pelo menos R$ 7 bilhões oriundos do mercado externo por conta da realização das duas competições.
O dado tem como base a avaliação da consultoria Crowe Horwath RCS de que as empresas estrangeiras devem participar de 25% dos investimentos totais para Copa eOlimpíada.
De acordo com o estudo "Brasil Sustentável: Impactos Socioeconômicos da Copa do Mundo 2014", feito pela Ernst & Young em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os investimentos diretos para o Mundial no país são de R$ 22,5 bilhões, e a consultoria avalia que os Jogos Olímpicos 2016 consumirão mais 20% do montante já inserido na Copa 2014.
Uma mostra do interesse estrangeironos eventos esportivos é a participação de empresas de Portugal, Israel, Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, Suíça, Suécia e Alemanha na exposição Sports Events.
O Sports Events Expo Rio conta com a participação da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro. A Câmara Portuguesa de Comércio do Rio classifica o evento como "um cenário perfeito" para que as empresas possam mostrarsua experiência no fornecimento de produtos, serviços e infraestrutura para eventos esportivos. Por isso, a entidade está disponibilizando seu espaço no Sports Events Expo Rio para a apresentação das empresas.
Com participação de Carlos Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e Ricardo Teixeira, presidente do Comitê Organizador da Copa 2014, o evento tem a presença de mais de 80empresários do exterior, além de 42 estandes de companhias estrangeiras expondo seus serviços e equipamentos.
Entre as participantes estão empresas especializadas em tecnologia, segurança, telecomunicações, eventos, engenharia e sistemas de drenagem.
A ministra de Desenvolvimento da Espanha, Ana Pastor, com representantes do governo brasileiro durante a Rio+20 para oferecer a experiência de seu...
tracking img