Cop 18

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COP 18

A conferência climática da ONU, a COP 18, que acontece em Doha, no Qatar, vive seus últimos instantes em clima de apreensão, já que ainda não há um acordo entre os 193 governos queintegram a convenção da ONU sobre mudança do clima (UNFCCC, na sigla em inglês) sobre a prorrogação do Protocolo de Kyoto e a assistência financeira aos países em desenvolvimento para lidar com a mudançaclimática.
A falta de acordo inclusive gerou comentários irônicos do vice-primeiro-ministro do Qatar, Abdullah al-Attiyah, presidente da COP 18. Diante da falta de acordo, ele se dirigiu aos delegadosdurante os debates na plenária dizendo que não tinha pressa para que se chegasse a uma decisão. "Eu não tenho pressa. Minha casa fica a apenas 10 minutos de carro".
A falta de envolvimento dosanfitriões para tentar destravar a negociação foi criticada por delegados, principalmente os da União Europeia. A estagnação dos países diante de impasses também tem sido lamentada por governantes. "Desdeesta manhã, não avançamos muito", lamentou o ministro francês do Desenvolvimento, Pascal Canfin. O ministro alemão do Meio Ambiente, Peter Altmaier, disse que "espera que as negociações avancem noiteadentro".
Nas últimas semanas, relatórios e estudos alertaram sobre a realidade da mudança climática e os esforços que estão muito longe do necessário. Desde 1995, a comunidade internacional se reúneanualmente sob a convenção climática da ONU para tentar distribuir de forma justa as reduções de gases do efeito estufa (GEE) entre as diferentes nações.
Segundo um estudo recente, no ritmo em queaumentam as emissões de CO2, a mais de 3% anuais entre 2000 e 2011, o aumento da temperatura pode superar 5 ºC em 2100, ou seja, três graus a mais do que os cientistas apresentam como o limite a partir doqual a maquinaria climática pode se acelerar.
Avanço essencialmente simbólico
A ambição de Doha é muito menor e concentra-se no estabelecimento do segundo período do Protocolo de Kyoto, chamado...
tracking img