COORDENAÇÃO MOTORA FINA E A PSICOMOTRICIDADE

509 palavras 3 páginas
COORDENAÇÃO MOTORA FINA E PSICOMOTRICIDADE
A coordenação motora fina é a capacidade para realizar movimentos específicos, usando os pequenos músculos, com o objetivo de atingir a execução bem sucedida da habilidade. Requer um ato de grande precisão no movimento. Movimentos manuais em que coordenação e a precisão são essenciais.
Essa abrange três aspectos: a coordenação viso-motora, a motora fina e a músculo facial:
COORDENAÇÃO FINA
MUSCULATURA UTILIZADA
DEPENDE DE MATURAÇÃO
PRODUÇÃO MOTORA
ALICERCE
Viso-Motora Mão
Olho

Neurológica
Focal-Motora
Percepção Visual
Motora-Fina
Mão
Neurológica
Movimentos Refinados
Escrita
Músculo-Facial
Rosto
Neurológica e Emocional
Comunicação Gestual-Facial
Linguagem
Conduta
Equipamento
Desenvolvimento
Resultado
Base

Para afirmar que uma criança tem dificuldade na coordenação motora é preciso que tenha uma ausência de outros distúrbios físicos / neurológicos e que haja um déficit na coordenação motora em relação à faixa etária. Os sinais geralmente são: desajeitamento e inconsistência no desenvolvimento de tarefas. A criança pode apresentar dificuldades nas tarefas de cuidados pessoais (vestir e utilizar utensílios), nas atividades acadêmicas (escrita e o traçado) ou até mesmo nas atividades de lazer, podendo trazer prejuízos nas interações sociais. A escola e a família são parceiros importantes para o diagnóstico e tratamento dessas crianças.
As atividades lúdicas estimula a criança na coordenação viso-motora na medida em que ao visualizar objetos ou pessoas realizam as ações de interação. Exemplo: Uma criança consegue manter uma bola parada?... Ela logo pegará a bola, lançando-a ou chutando, numa relação de jogo e brincadeira.
Já a coordenação motora-fina começa a ser elaborada quando a criança interage com objetos pequenos, jogos de encaixe, sobreposição, quebra-cabeça, etc. Essas atividades exigem dela movimentos de preensão e pinça que são a base para essa coordenação. É

Relacionados