COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS AUTISTAS: EXPERIÊNCIA COM GINÁSTICA ARTÍSTICA NO PROJETO VIDA NOVA

18926 palavras 76 páginas
COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS AUTISTAS: EXPERIÊNCIA COM GINÁSTICA ARTÍSTICA NO PROJETO VIDA NOVA

Nathalia Gutterres de Abreu
Thalita da Cunha Ferreira
Acadêmicas do Curso de Educação Física da UCDB

ProfªMs. Sarita de Mendonça Bacciotti
Licenciatura plena em Educação Física pela UNESP, Especialização em Atividade Física Especializada e Saúde pela UGF e Ginástica Artística pela UGS, Mestrado em Ciências da Saúde pela UNB.

RESUMO
O presente estudo objetivou identificar o quanto as aulas de Ginástica Artística (GA) podem colaborar para o desenvolvimento da coordenação motora de duas crianças com autismo. Trata-se de uma pesquisa experimental onde foram sujeitos de pesquisa duas meninas autistas, de 5 anos de idade, praticantes de GA no Projeto Vida Nova. Inicialmente foi solicitada aos pais a autorização para realização da pesquisa, mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), posteriormente foi feita a aplicação de um pré-teste. Foram desenvolvidas cinco aulas de GA, uma vez por semana com duração de 40 minutos. Após quinta semana foi realizado o pós-teste. Os resultados obtidos nos testes foram comparados com as tabelas de referência do teste original do estudo Kiphard e Schilling (1974). Estes mostraram que ambas as alunas tiveram aumento no desempenho do teste, mesmo não sendo suficiente para mudar sua classificação final.

Palavras-chave: Autismo, Coordenação Motora, Ginástica Artística.

INTRODUÇÃO
Quando nos referimos a Síndrome do Transtorno Autístico existem muitas dúvidas e incertezas relacionadas às interferências do autismo nas habilidades motoras do indivíduo e quando iniciamos o trabalho de ginástica com meninas autistas, passamos por muitos questionamentos em relação a este assunto. O interesse no presente estudo surgiu ao conhecermos o trabalho realizado por nossa professora e orientadora que ministrava aulas de GA para duas crianças autistas em um Centro de Treinamento de Ginástica Artística em Campo

Relacionados