Coordenadas utm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Coordenadas UTM







As maiorias das cartas de grande e média escala, em nosso país são construídas com coordenadas plano-retangulares (a partir de 1955). Estascoordenadas formam um quadriculado relacionado à Projeção Universal Transversa de Mercator (UTM). O espaço entre as linhas do quadriculado UTM é conhecido como eqüidistância do quadriculado e será maior oumenor de acordo com a escala da carta.

O sistema de medida usado é o linear em metros, cujos valores são sempre números inteiros, sendo registrados nas margens da carta. Assim, essa projeçãodivide a Terra em 60 fusos de 6º de longitude cada um. O quadriculado, se considerado como parte integrante de cada fuso, tem sua linha vertical central coincidente com o meridiano central de cadafuso, o que faz com que a projeção se estenda em 3º para leste e 3º para oeste do meridiano central do fuso.






[pic]
















Os meridianos do fusoou zona da projeção formam um ângulo com as linhas verticais da quadrícula. Esse ângulo é nulo para o meridiano central mas vai aumentando coma diferença de longitude e também com a latitude. Esteângulo foi chamado de Convergência meridiana, a qual é variável em relação à situação a cada ponto dentro da zona e representa,para cada ponto, o ângulo formado entre as linhas que indicam o nortegeográfico e o norte da quadrícula.


 
[pic]









• O que é coordenada UTM?




O UTM - Universal Transversa de Mercator - é um sistema de coordenadasbaseado no plano cartesiano (eixo x,y) e usa o metro (m) como unidade para medir distâncias e determinar a posição de um objeto. Diferentemente das Coordenadas Geográficas (ou Geodésicas), o sistemaUTM, não acompanha a curvatura da Terra e por isso seus pares de coordenadas também são chamados de coordenadas planas.




Os fusos do sistema UTM indicam em que parte do globo...
tracking img